NOME SANTIFICADO É O QUÊ?

NOME SANTIFICADO É O QUÊ?
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Mundial do Disco Voador
    • Dia da Comunidade Britânica
      •  Dia das Empresas Gráficas
        • Dia Nacional da Araucária
          • Dia da Polícia Militar

Alguém perguntou a um nativo africano que encontrava pela primeira vez: Qual é o seu nome? Como resposta recebeu outra pergunta? Para que você quer saber o meu nome? Bem, eu estou me apresentando a você e já lhe disse o meu nome. Por isso perguntei o seu Então o nativo lhe respondeu: Meu nome não deve estar na boca de qualquer pessoa! Fiquei impressionado com essa resposta. Alguém zela pelo próprio nome. Sua identidade, sua história estão contidas no seu nome.

Em nossa cultura costumamos nos apresentar dizendo o nome. Diante desse costume facilmente você perde a noção da preciosidade do seu nome. Ele pode ser comum como tantos outros, mas é o seu nome, é sua vida, sua reputação, seu valor como pessoa. Será que ele deve mesmo estar na boca de qualquer pessoa? Hoje mais do que nunca você sabe quantos prejuízos sofrem as pessoas que tem sua identidade utilizada sem seu conhecimento, sem sua autorização. Gente que tira seu nome da internet e a utiliza com suas informações para conseguir vantagens de seus familiares e conhecidos.

Quando na oração do Pai Nosso Jesus ensina seus discípulos a considerarem a expressão: “Santificado seja o teu nome”[1], implica que utilizar o nome do Criador Divino como um tipo de “carteirada” para obter vantagens pessoais é a típica atitude de impiedade. “Pelo amor de Deus” “Deus te abençoe” “Se Deus quiser” “Juro por Deus”. Quantas vezes essas expressões tão comuns servem a objetivos contrários ao próprio caráter divino.

Dai vem outra forma o que foi dito na antiguidade: “Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.”[2] Com quanta seriedade você encara essa realidade. Jesus ensinou: “Santificado seja o teu nome

Cada termo da oração do Pai Nosso é uma declaração de fé cristã cujo poder está na intimidade com Deus Pai e não em  meras palavras mágicas.

  • Essa mensagem responde à pergunta: Notou como trata tanto o seu nome com o nome de Deus Pai, o Criador?
  • Aplicação para sua vida: Não usar o nome de Deus inutilmente, sem a reverência, sem temor, sem respeito que lhe é devido, revela muito da seriedade com que o ser humano se relaciona com Deus Pai.

[1] “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;” Mateus 6:9 Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

[2] Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Êxodo 20:7 O nome Êxodo significa “saída”. Este livro conta como Deus livrou os israelitas de uma vida de penúrias e escravidão no Egito. Deus fez um pacto com eles e lhes deu leis para ordenar e governar sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?