LUTO PELO SUICÍDIO DOS ADOLESCENTES

LUTO PELO SUICÍDIO DOS ADOLESCENTES
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Internacional Para Eliminação Da Violência Sexual Em Conflito
    • Dia Mundial De Conscientização Sobre A Doença Falciforme
      • Dia do Cinema Brasileiro
        • Dia Nacional Do Luto
          • Dia Do Migrante

    Como você se prepara para ajudar uma pessoa que sofre pela morte de um ente querido? Aos familiares e amigos de quem morreu fica a impressão de que aconteceu a perda de uma parte da própria vida. O mundo parece perder o brilho.

    Cada pessoa é diferente da outra. Não há como preparar um protocolo que sirva para consolar todo e qualquer familiar e amigos. As circunstâncias da morte são diferentes. O fato que causou a morte também precisa ser levado em conta. A idade de quem morreu conta muito. Assim, o grau de parentesco ou proximidade é diferente para o enlutado. Pode não demonstrar qualquer emoção ou sentimento negativo no momento, mas é necessário permitir que a manifestação da dor pela perda seja devidamente vivida.

    Cada um desses detalhes constroem um consolo com características muito particulares. Então evite palavras costumeiras. Um abraço ou aperto de mão silencioso, com olhar firme nos olhos, de quem perdeu alguém, podem ser mais significativos que palavras costumeiras.[1]

    Existem diversos cuidados necessários para você prestar a quem está de luto. Desde a providencia dos documentos, para o enterro até o descanso, alimentação ou sua mera companhia. Os dias seguintes ao enterro são momentos difíceis pois a solidão, a falta é mais intensa.

    Permita que o enlutado chore, se revolte e desabafe a própria ira e revolta contra a morte.[2] Ela é realmente a verdadeira inimiga. A morte, ela está com os dias contados. Mencione Cristo Jesus somente se a pessoa tocar nessa questão. Quando Cristo Jesus encontrou pessoas enlutadas não lhes trouxe um mero consolo de restituir a vida da pessoa falecida, mas a certeza de que a morte está com os dias contados, pois a ressurreição é nosso verdadeiro e real consolo, apresentado por Deus Pai. Você já tem essa certeza para partilhar com algum enlutado?

    • Essa mensagem responde a pergunta:  Com tantas câmeras á sua volta você já percebeu a fragilidade de sua privacidade?
    • Aplicação para sua vida: A vida cristã é vivida na comunhão com um Deus que nos conhece e realizou uma tal justificação que nos torna participantes de seus propósitos benignos. Sim Ele nos vê todo o tempo.

    [1] E, levantando de longe os seus olhos, não o conheceram; e levantaram a sua voz e choraram, e rasgaram cada um o seu manto, e sobre as suas cabeças lançaram pó ao ar. E assentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, porque viam que a dor era muito grande. Jó 2:12,13 Autor desconhecido. Neste livro há a história de um homem chamado Jó e a resposta á pergunta: “Qual o significado da fé? A principal estimativa é de que foi escrito nos tempos patriarcais, isto é, século16 a.C.  

    [2] Os salmos imprecatórios são aqueles que invocam a ira e o castigo divino sobre os inimigos de Deus e de seu povo. Por isso esse tipo de salmo é conhecido por registrar certas maldições à medida que o salmista suplica pela vindicação dos justos e clama para que Deus castigue os ímpios. Alguns salmos imprecatórios são: Salmos 7; 35; 55; 69; 137; etc. O livro de Salmos é composto de cento e cinquenta cânticos, orações e   poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    × Como posso te ajudar?