EUCARISTIA CEIA E TESTEMUNHO DIVINO
- Dia Internacional da Tartaruga Marinha
- Dia do Filósofo
Na última refeição que Jesus teve com seus discípulos ele “…tomou o pão e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.” Desde o pentecoste narrado na bíblia em Atos dos apóstolos temos notícias que os discípulos de Jesus “…perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.” Esse “partir do pão” era o memorial instituído por Jesus celebrado também com o vinho lembrando do sacrifício de Jesus.
Agora tornou-se uma festa por iniciativa do Papa Urbano 4º, que instituiu o Corpus Christi que significa Corpo de Cristo” em 8 de setembro de 1264. Dali firmou-se a crença de que o pão se transformava no corpo de Cristo e o vinho no seu sangue ao morrer crucificado no lugar dos pecadores.
Já no início da igreja cristã o apóstolo Paulo precisou corrigir desvios na celebração desse “partir do pão” em que cristão, na cidade de Corinto, na Grécia ao comerem, nada deixavam para os outros que chegavam depois. [1]
Quando você participa do partir do pão” ou da “santa ceia” como é conhecida no meio evangélico protestante você celebra, festeja e recorda que Cristo Jesus pagou pelo pecado de cada um que se volta para Ele em fé e arrependimento para com Deus. Se, no entanto, alguém participa dessa celebração apenas como tradição religiosa está condenando a si mesmo por duas razões. Primeira: se na realidade não crê que o sacrifício de Jesus é suficiente para reconcilia-lo com Deus. Segunda: anuncia a volta de Jesus para buscar seus discípulos. Então nunca, nunca, poderá alegar ignorância do evangelho, do convite maravilhoso e redentor de Cristo Jesus.[2] A Ceia é a proclamação da vitória e graça divina.
- Essa mensagem responde a pergunta: O que você sabe a Eucaristia ou a Santa Ceia do Senhor Jesus?
- Aplicação para sua vida: Participação na Santa Ceia ou na Eucaristia precisa ser uma ação consciente das implicações. Conheça, saiba, participe.
[1] “Quando, pois, vos reunis no mesmo lugar, não é a ceia do Senhor que comeis.
Porque, ao comerdes, cada um toma, antecipadamente, a sua própria ceia; e há quem tenha fome, ao passo que há também quem se embriague.”1 Coríntios 11:20,21 Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo d.C. responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.
[2] “Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha. Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.” 1 Coríntios 11:26-29 Ibidem