TURISMO OU PEREGRINAÇÃO

TURISMO OU PEREGRINAÇÃO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Turista

Para onde você já viajou somente este ano? Eu recebo mensalmente no meu celular um relatório de quantos quilômetros percorri durante o mês com os lugares onde estive. Não deixa de ser interessante.

Ser acompanhado assim quando vou a passeio ou a serviço. A minha casa, meu endereço é o ponto de referência. Cada vez que saio o meu celular pergunta se o localizador do meu celular pode ser ligado.  

Então entendi que o turismo consiste em cada passeio que faço desde que volte para minha casa, meu lugar de residência. Aliás meu localizador no celular só funciona porque precisei dar um endereço de país, estado, cidade, bairro, rua e número. Para isso serve o código de endereçamento postal.

Se eu fosse um peregrino, alguém sem residência fixa, não poderia ter um celular. O endereço que eu desse não seria o constante. O peregrino como um andarilho vai de lugar em lugar. Fica pouco tempo em um só lugar. O que carrega serve somente para si. São vários os sinônimos de peregrino. O que ele na verdade traduz é que ele está apenas de passagem no lugar onde está.

O que caracteriza o peregrino é viver no meio de pessoas sem absorver todos seus costumes porque não pertence aquele lugar. Ouça a oração que Jesus fez pelos seus discípulos antes de ser preso: “…Pai, dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.”[1]

Esta é a razão porque o cristão não se ajusta aos costumes de todo mundo. Na familia, no emprego, na sociedade ele considera-se peregrino.[2] Sua pátria não é aqui. Percebeu as implicações da espiritualidade cristã?

  • Essa mensagem responde a pergunta: Entre o turista e o peregrino com qual deles o cristão se identifica nessa vida aqui e agora?
  • Aplicação para sua vida: Nessa identidade é que a vida cristã revela suas diferenças nessa vida. Você precisa compreender essa realidade para vive-la!

[1] João 17:14-17 Este evangelho escrito entre  80-90 d.C.    pelo apóstolo João no estilo  é reflexivo e cheio de imagens e figuras  organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. 

[2] Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma; Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem. 1 Pedro 2:11,12 Esta carta foi escrita para confortar os cristãos da igreja na Ásia Menor que sofriam perseguição por causa de sua fé por volta de 62 e 69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?