A BASE DO DOMINIO HUMANO!

A BASE DO DOMINIO HUMANO!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Mundial do Administrador de Pessoal e da Comunidade Social
    • Dia da conscientização contra a obesidade mórbida infantil.
      • Dia Mundial do Administrador de Pessoal
        • Dia Nacional da Educação Ambiental
          • Dia do Escrevente de Cartório

Agora vou lhe fazer uma pergunta, para você responder a a você, ainda hoje! Em quem você manda? Deve haver alguém que está sob suas ordens ou sob seu domínio. Ainda que você não seja chefe, patrão ou dono de algum negócio, há alguém que deve obedecer a você quando recebe suas ordens! Pense com calma. Trata-se de alguém sobre quem você tem algum domínio.

Quando você ouve que precisa “dominar” que atitudes vem a sua mente? Ter controle irrestrito? Mandar? Demonstrar toda sua força, física, moral e subjugar alguma pessoa, animal ou algum conhecimento da ciência? A palavra “domínio” ou “dominar” guarda diversos significados. Cada pessoa tem suas referências pessoais. Elas têm entendimentos diferentes para a mesma palavra. Isso se deve as experiências associadas a e suas vivências.

Agora quando você lê, na própria bíblia Deus, o Criador, dizendo: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.[1] Precisa prestar atenção ao significado que a palavra “domínio, ou “dominar” tem na narrativa bíblica.

Quando o ser humano recebe do Criador a ordem para dominar precisa compreender a dimensão de sua responsabilidade. “E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. [2]Lavrar significa promover o desenvolvimento, o progresso. trabalhar a favor de semear, cuidar e colher. Guardar exige proteger o que está sob o seu domínio. Proteger contra qualquer ação predatória que vise destruir o que está sob o seu cuidado.

O domínio dado por Deus implica em promover o desenvolvimento o progresso e proteger contra qualquer ação destruidora do que está sob seu domínio.  Assim é o domínio divino.

Primeiro lugar quando o ser humano, feito a imagem e semelhança do Criador recebe essa diretriz do próprio Deus Pai, precisa lembrar que seu domínio é sobre a terra e não sobre o universo. O ser humano está sob o domínio de Deus Pai, o Criador Todo Poderoso. Então critério para esse domínio é determinado pelo próprio Criador.

  • ·         Esta mensagem responde á pergunta:  O que para você significa “dominar”?
  • Aplicação para a sua vida: Avalie se o seu  modo de exercer o “domínio” tem semelhança com o domínio de Cristo Jesus.

[1] Gênesis 1:26 Neste primeiro livro da Bíblia é narrada a criação, a relação de Deus com o homem e da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes.

[2] Gênesis 2:15 Ibidem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?