ABOLINDO A SERVIDÃO FAMILIAR?

ABOLINDO A SERVIDÃO FAMILIAR?
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia da Abolição da Escravatura
    • Da Fraternidade Brasileira       
      • Dia do Zootecnista
        • Dia do Automóvel

Você chegou a contar quantas vezes  teve vontade de sumir da sua vida? Você desejou ficar livre dos compromissos e responsabilidades dentro e fora de sua familia. Claro que não deu para contar. Na convivência familiar há momentos, de desespero e desanimo. São preocupações com a vida de quem é importante para você. Decisão diante de alguém envolvido em problemas que roubam seu sono e alegria. Sim, a familia se refere a uma rede de relacionamento que torna você vulnerável a dor, ao medo, a vergonha, a frustração, a injustiça e raiva. A familia, em momentos assim, testam os limites de sua identidade, responsabilidade e possibilidades para ajudar ou apoiar alguém. Pai tem um espaço, mãe tem outro.[1] Como avós, tios, primos, cada um tem sua esfera de soberania. O que você pode ou precisa fazer não cabe a qualquer outra pessoa.

Um erro comum é a mistura de funções. Até onde vai sua responsabilidade para com outro quando surgem problemas. Se um pai casado tem dificuldades com a esposa dele, sua esfera de ação tem limites bem diferentes da esposa dele.[2] Mais ainda se você não for esposa dele. Aplique esse exemplo a outros aspectos da vida familiar.

Quem não conhece o próprio lugar dentro da familia, sem reconhecer a esfera de responsabilidade de cada um, inclusive a sua, poderá fazer até o que “é agradável” e trazer prejuízos profundos aquele relacionamento conjugal que eu citei agora pouco. Se seu sobrinho sofre uma grande dificuldade com o próprio pai, você precisa considerar sua esfera de atuação como tio ou tia e não como pai. O lugar e ações do pai ou daquela esposa você nunca poderá substituir. Por isso quem quer destruir a familia como Deus planejou quer destruir a dignidade do próprio ser humano e tirar-lhe toda e qualquer referência de natureza divina.[3] Então preste atenção ao seu lugar, dentro de sua familia.

  • Essa mensagem responde à pergunta: Os abandonas são vítimas dos familiares que acreditam que outros da familia farão o que é tarefa dele. Assim ninguém socorre os que precisam.
  • Aplicação para sua vida: Ainda que você não tenha condições de fazer tudo que o necessitado precisa, sua presença com o que consegue dar servirá de benção divina para o abandonado.

[1] Meu filho, guarda os princípios que teu pai te ensinou; não desprezes também os que a tua mãe te deu. Provérbios 6:20

[2] Vocês, maridos, igualmente devem tratar as vossas mulheres com consideração e respeito, tendo em conta a sua condição feminina. Lembrem-se de que partilharão com elas o privilégio da vida eterna. Caso contrário, as vossas orações não serão eficazes. 1 Pedro 3:7

[3] No capítulo 18 do livro de Levítico Deus coloca limites na intimidade dentro da familia. Leia com atenção! A nudez da tua irmã, filha de teu pai, ou filha de tua mãe, nascida em casa, ou fora de casa, a sua nudez não descobrirás. A nudez da filha do teu filho, ou da filha de tua filha, a sua nudez não descobrirás; porque é tua nudez. A nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai (ela é tua irmã), a sua nudez não descobrirás. A nudez da irmã de teu pai não descobrirás; ela é parenta de teu pai. Levítico 18:9-12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?