REGENERAÇÃO, ECLIPSE NA FÉ E A CORREÇÃO

REGENERAÇÃO, ECLIPSE NA FÉ E A CORREÇÃO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • 1º Eclipse Solar de 2023 – Eclipse Híbrido (não visível no Brasil)
    • Dia do Diplomata (Instituto Rio Branco).
      • Dia Internacional do Livro Infantil
        • Dia Nacional da Caatinga
          • Dia do Disco

Você já viu algum eclipse na sua vida? Nem tudo que acontece no mundo você consegue ver. Os eclipses por exemplo. Alguns você pode ver aqui do Brasil, outros não, somente em outros países. Interessante, não é? Então você recebe notícias de quem viu.[1]

Quantas notícias  de escândalos dentro e fora da igreja cristã parecem apagar a glória divina. Quantas vezes você enfrenta decepções até mesmo com pessoas que acreditava serem cristãs. Muitos questionam: mas os cristãos agem assim?

A Carta do apóstolo Paulo escreveu aos cristãos da igreja que ele mesmo fundou na cidade de Corinto, na Grécia orientava quando ao devido comportamento dos cristãos. Está lá mencionada nas Sagradas Escrituras. Os fatos não foram varridos para baixo de tapetes eclesiásticos.[2] Ouça um dos trechos da primeira carta: “…Não se enganem: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem afeminados, nem homossexuais, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o Reino de Deus. Alguns de vocês viviam assim. Mas vocês foram lavados (isto é regenerados), foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.”[3] Ouviu? Os que foram regenerados pelo Espirito Santo de Deus e Sua Palavra por Cristo Jesus, são os que, por amor a Cristo, aceitam correção, repreensão.  A corrupção e imoralidade dos habitantes da cidade de Corinto foram levadas para dentro da comunidade cristã. Elas não expressavam a nova identidade divina. [4]  Como cristãos precisavam corrigir os erros pois traziam costumes, valores, práticas que não expressavam devidamente a nova identidade na comunhão com Deus pela fé de Cristo Jesus. 

Note que os justos, diante de Deus, são pecadores que portam a regeneração divina. Há momentos que você pode não ver, mas o eclipse passa e a luz volta a brilhar no coração dos que são regenerados pelo amor de Deus em Cristo Jesus. Você é um deles?

  • Essa mensagem responde à pergunta: Que lição, que aplicação é possível tirarmos de uma eclipse lunar em relação ao erro ou pecado do cristão?
  • Aplicação para sua vida: Sim por breve tempo, até mesmo os regenerados permanecem em um erro, mas como vivem sob a luz divina logo corrigem e voltam a viver na luz do Senhor Jesus.

[1] Eclipse lunar é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua entra na área de sombra da Terra. Confira em   https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/eclipse-lunar.htm

[2] Paulo Repreende a Pedro  Quando, porém, Pedro veio a Antioquia, enfrentei-o face a face, por sua atitude condenável.  Pois, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios. Quando, porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos gentios, temendo os que eram da circuncisão.  Os demais judeus também se uniram a ele nessa hipocrisia, de modo que até Barnabé se deixou levar. Gálatas 2:11-34

[3] 1 Coríntios 6:10-11 ibidem.

[4] “De toda parte se ouvem comentários de que há impureza entre vós, e uma espécie de imoralidade que não se observa nem mesmo entre os pagãos, a ponto de alguém manter relações sexuais com a mulher do seu pai. 1 Coríntios 5:1 Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo  d.C.    responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?