QUANDO OS MORTOS OUVEM “A VOZ”
- Dia Nacional da Voz (A Voz Humana)
- Dia do Sacerdócio
- Dia do Gari
- Dia do Sacerdócio
Quando foi a última vez que você se irritou porque alguém não atendeu ao que você disse? Ficou a impressão que ela estava surda. Você falou, explicou, mas a pessoa continuou agindo, vivendo como se não tivesse escutado nada do que você lhe disse. Assim ficam os mortos. Junto ao caixão ou da cova você pode falar o que desejar o morto não terá qualquer reação. Do jeito que estava, continuou. Por quê? Por que não há vida.
Por qual razão há pessoas que ouvem falar do amor, da justiça e do juízo divino e não fazem conta. Continuam vivendo, pensando como se Deus não existisse. Essa é a típica reação do ser humano alienado de Deus.
Todo pecador justificado reconhece que houve tempo em que também era insensato e desobediente, vivia enganado e escravizado por toda espécie de paixões e prazeres. Vivia na maldade e na inveja, sendo detestável e odiando a si e aos outros. Mas quando soube da manifestação da bondade e do amor de Deus, nosso Salvador, não por causa das boas ações que o ser humano é capaz de praticar, mas devido à misericórdia divina, ele nos salvou, nos reconciliou, como que pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou generosamente sobre os pecadores, por meio da ressurreição de Jesus Cristo[1], o Salvador.[2]
A esse acontecimento, de natureza espiritual e divina transforma o pecador em um justo diante de Deus. A esse presente transformador divino dá-se o nome de REGENERAÇÃO. É como um gerar de novo, um nascimento de algo divino no íntimo do pecador. Jesus explicou a um professor de teologia chamado Nicodemos usando a expressão “nascer de novo”. Nascer da água e do espírito. Nascer produzido pelo que se ouve de Deus e confirmado pelo Espirito do próprio Deus.
- Essa mensagem responde à pergunta: Como é possível um falecido ouvir e atender a voz de alguém?
- Aplicação para sua vida: Regeneração éa ação divina que reviver mortos, espiritualmente mortos para Deus e torna-los participantes da natureza divina[3].
[1] Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 1 Pedro 1:3 Esta carta foi escrita para confortar os cristãos da igreja na Ásia Menor que sofriam perseguição por causa de sua fé por volta de 62 e 69.
[2] Tito 3:3-6 Tito era ministro em Creta. Nesta carta o apóstolo Paulo o orienta sobre como ajudar os novos cristãos.
Tito 3.6 Carta do apóstolo Paulo escrita á discípulo Tito por volta de 64 d.C.
[3] Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
2 Pedro 1:3,4 Apóstolo Pedro está escrevendo esta segunda epístola uns seis anos depois da primeira. Pedro está sabendo que logo virá a sua morte (1.14) que aconteceu mesmo uns dois anos depois em 66 d.C. (Baxter) Tema: Lembre Bem para não Cair Tempo: 66 d.C.