CONTAR “OS DIABOS DOS OUTROS”!

CONTAR “OS DIABOS DOS OUTROS”!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil.

Como está sua memória? Lembra do prazer em contar para outros o erro de alguém? Você não estava mentindo. Sim a pessoa havia mesmo praticado o erro. Você falava a verdade, mas o objetivo não era recuperar a pessoa, seu valor e dignidade. Até a idade adulta você já se surpreendeu falando o mal dos outros apenas para exemplificar como você é diferente? Sim você não é diferente de todos os mortais seres humanos. A conclusão de conversas assim serve apenas para demonstrar que o bem e a justiça são inúteis para os seres humanos. As vezes surge um certo prazer até em  presenciar o castigo do outro.

Quem de nós não se surpreende enroscado nesse emaranhado de pensamentos, desejos e conversas? Acusar os outros não com o objetivo de justiça divina, mas meramente humano, reflete a imagem do diabo. Por essa razão o diabo é indicado, pelo próprio Deus e Pai de Cristo Jesus como o irrecuperável  “acusador dos irmãos”.

Quando Deus fala a respeito do diabo, revela que uma de suas características é acusar os irmãos.[1] Acusar o erro dos outros apenas para provar que o ser humano não merece qualquer oportunidade de arrependimento, de mudança, diante de Cristo Jesus, é utilizar a verdade malignamente. Percebe?

Muita gente se orgulha em ter coragem de dizer a verdade, sem qualquer preocupação com quem cometeu erros. Divulgam o erro aos quatro ventos nas redes sociais. Repito, não mentem, mas usam a verdade com objetivos malignos. Essa é a característica do maligno.[2]  Perverter a verdade, dar a verdade um uso mortal contra o ser humano e o próprio Deus. Mas se alguém reconciliou-se com Deus pela fé de Cristo, então fala a verdade em amor, buscando resgatar a dignidade do faltoso, apoiando-o na mudança e correção.[3] Deus não dá recompensa a quem faz delação premiada para escapar das consequências do próprio pecado. Deus e Pai de Cristo é Deus santo, justo e amoroso. Você sabe disso.

  • Essa mensagem responde à pergunta: Qual é o problema de comentar o erro ou crime do outro? A verdade não tem que ser dita?
  • Aplicação para sua vida: A verdade em amor busca criar oportunidades, caminhos para ajudar na correção dos que erram. Essa é a motivação divina!

[1] “E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. Apocalipse 12:10

[2] “As sementes que caíram à beira do caminho representam os que ouvem a mensagem, mas o diabo vem e a arranca do coração deles e os impede de crer e ser salvos.” Lucas 8:12

[3] Efésios 4:14,15 Escrito pelo discípulo e apóstolo João, já velho e exilado por volta de 95 d.C. encoraja os cristãos perseguidos e para firmá-los na confiança de que Deus cuidará deles.  Usando símbolos e visões, o escritor ilustra o triunfo do bem sobre o mal e a criação de uma nova terra e um novo céu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?