DIVERSÃO OU MEDIAÇÃO

DIVERSÃO OU MEDIAÇÃO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Mundial do Circo
    • Dia Mundial do Teatro
      • Dia do Artista Circense 

O que você faz quando muitos problemas atordoam, atormentam sua mente? Quem já não procurou distrair-se por algum tempo para esfriar a cabeça? É preciso cuidado para não perder a perspectiva do que é prioritário. A expressão “pão e circo” é muito conhecida desde a Roma Antiga. O imperador utilizava distrações como a distribuição de trigo  e entretenimento para apaziguar o descontentamento da população.

Ainda hoje, em cada pais, certos entretenimentos como Loterias, futebol e compra de voto são algumas  das ofertas dada por governos para distrair a população insatisfeita com a administração pública, com sua condição econômica. Utilizar a diversão como instrumento de mediação entre pessoas em conflito é  prorrogar problemas que apenas crescem e podem se transformar em uma tragédia sem controle.

No conflito entre Deus Pai e a raça humana Deus não ofereceu diversão em forma de bençãos. Facilmente muitas pessoas querem se contentar apenas com pequenos sucessos ao invés de resolver os conflitos que tem dentro de si, com o próximo e como próprio Deus. Gostam de encarar pequenos sucessos como  um tipo de “pão” e alguma satisfação como um tipo de “circo” onde podem se divertir.

A uma multidão acostumada com pão e circo Jesus diz: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.[1]

Encarar cultos a Deus como elementos de diversão, que trazem descontração aos que estão atribulados é consolo religioso passageiro. No entanto Jesus não oferece pão ou circo, mas a comunhão com Ele quando diz: “”Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.[2]

Esse é o trabalho para Deus que o pecador precisa desenvolver, aqui e agora. Você trabalha assim?

  • Essa mensagem responde à pergunta: O que você entende da expressão “pão e circo” no seu relacionamento com Cristo Jesus?
  • Aplicação para sua vida: Não se deixe enganar confundindo a mediação de Cristo Jesus com o que na verdade entretém, mas não revela Deus a você.

[1] João 6:26,27 Multidão procura a Jesus seguindo-o até outra praia. Então Jesus revela a motivação daquela multidão. Este evangelho escrito entre  80-90 d.C.    pelo apóstolo João no estilo  é reflexivo e cheio de imagens e figuras  organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. 

[2] Mateus 11:28-30 Convite e chamado de Jesus aos que procuram comunhão com Deus Pai. Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?