MEDIAÇÃO ENTRE O CRIADOR E A CRIATURA

MEDIAÇÃO ENTRE O CRIADOR E A CRIATURA
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Mercosul
    • Dia do Cacau

Quantas vezes você se viu no meio de uma briga entre dois de seus conhecidos. Eles discordavam. Cada um desejava ter a própria razão. Então colocaram o problema no seu colo, isto é, diante de você. Cabia a você, no meio da discussão, entre os dois, servir de mediador.

O desafio em situações assim é que sua tarefa não é meramente dizer quem está mais ou menos certo. Sua tarefa é promover a reconciliação entre eles. Não se faz isso apenas dizendo quem tem o maior número de boas razões para justificar atitudes, palavras e escolhas. Promover a reconciliação exigirá que você verifique qual o lugar ou melhor sua importância para cada um deles. Você precisa utilizar a força do seu relacionamento com cada um para promover a reconciliação. Assim, reconcilia-los, exigirá que você dê algo de si, precioso, no relacionamento que cada um tem com você. Sem isso você não servirá para reconciliar apenas declarar quem é o vencedor. O relacionamento dos dois com você certamente ficará abalado.

Quando você ouve dizer que Cristo Jesus é o único mediador entre Deus e o pecador[1], precisa reconhecer quem é Jesus Cristo para o próprio Deus e igualmente para você ou mesmo para qualquer pecador. Aliás, cada pecador só poderá ser reconciliado com Deus Pai, se reconhecer a importância e necessidade de Cristo Jesus para mediar esse conflito entre Criador e criatura.[2]

Que outra pessoa foi reconhecida com poder divino, autenticado, não apenas para curar, perdoar pecado, ressuscitar mortos senão Jesus. Ele é o Cristo, quer dizer, aquele que Deus marcou, escolheu, designou para representá-lO entre os seres humanos. Sim Jesus é Deus encarnado e por isso sua morte é a única capaz de pagar a conta do pecado de todo pecador para com Deus, que se volta para Ele.[3] Jesus ressuscitou exatamente para tornar justo diante do Criador cada pecador que deposita confiança nÊle. Você precisa entender essa realidade.

  • Essa mensagem responde à pergunta: Percebeu a maravilhosa oportunidade de contribuir com as pessoas no seu relacionamento para promover a reconciliação entre eles e com Deus por Cristo Jesus?
  • Aplicação para sua vida: Desde que você reconheceu a Cristo Jesus como Salvador e Senhor foi feito por Deus de ministro da reconciliação dos seres humanos com Deus Pai. Que privilégio!

[1] 1 Timóteo 2:5 “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”. Esta carta orienta Timóteo, jovem pastor e líder da igreja primitiva a respeito de adoração, o ministério e os relacionamentos dentro da igreja por volta de 63-64 d.C.

[2] Atos 2:36 “Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo” Primeiro semão de Pedro aos judeus na cidade de Jerusalém após 50 dias da ressurreição de Jesus. Atos é uma sequência da vida de Cristo nos Evangelhos, registrando a disseminação da cristandade de Jerusalém a Roma escrito por Lucas cerca de  62 d.C. 

[3] Romanos 4:24,25 “Mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor; O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.” Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?