O PECADO, O CULTO E A RACIONALIDADE HUMANA!

O PECADO, O CULTO E A RACIONALIDADE HUMANA!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Nacional da Ação Voluntária
    • Dia da Cultura Racional

É impressionante a capacidade racional humana, ainda que contaminada pelo poder do pecado. A tecnologia, os conhecimentos nos diversos campos do conhecimento já nos levam a enviar sondas a outros planetas e ao fundo dos mares. E já se fala em aparelhos que controlam, criam e orientam tempestades, terremotos, tsunamis. Tudo se transforma em um culto ao poder.

É exatamente no culto a Deus onde o pecado se mostra em seu aspecto mais devastador. Jesus mesmo revelou as barbaridades que foram ,são e ainda serão praticadas em nome do Deus e Pai, Criador, de justiça, paz e amor. Você acredita? Sim o poder do pecado rouba a percepção da verdade divina, do ser humano. Mata a capacidade do ser humano crer espontaneamente no amor, justiça e verdade divinos e destrói a dignidade que Deus deu a raça humana. O culto se transforma em um espetáculo somente para os sentidos e não para edificação na fé de Cristo.

A cultura da racionalidade contaminada pelo pecado leva o ser humano a construir com as próprias mãos objetos  ou conhecimentos que lhe sirvam de deus. Então as guerras políticas, científicas, na justiça e na ciência revelam a ganancia, a mentira dos que enganam e são enganados. As chacinas justificadas com uma racionalidade perversa.

Preste atenção á orientação do Espírito de Cristo, através do apóstolo Paulo: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”[1]. A renovação divina no modo de pensar, perceber e entender, cultuar o caráter divino é que permitirá ao pecador convertido experimentar como a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita para o ser humano[2]. Atente para essa diretriz.[3]

Identifique o poder do pecado em uma cultura racional e a santidade em um culto racional a Deus  Pai pela fé de Cristo Jesus. Se é que de fato você O conhece!

  • Essa mensagem responde à pergunta: Já notou como a cultura do poder do pecado corrompe até mesmo o culto prestado a Deus por Cristo Jesus?
  • Aplicação para sua vida: Cuide para que o culto que VOCE presta a Deus Pai, pela fé de Cristo Jesus, reflita a santidade e aprovação divina.[4]

[1] Romanos 12:1 Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.

[2] 1 Coríntios 14:40: “Tudo, porém, seja feito com decência e ordem” Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo  d.C.    responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.

[3] 1 Coríntios 15:22-24 “Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.

Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força.” Até na salvação ha ordem. Ibidem

[4] Malaquias 1:1-14 Note como Deus, através do profeta, identifica as atitudes dos que vinham para prestar-lhe culto naqueles dias, Após o retorno do exílio, o povo voltou a descuidar de sua vida religiosa. Malaquias passou a inspirá-los novamente, falando-lhes do “Dia do Senhor”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?