MOVIMENTOS INTENSOS, REPETITIVOS E A GRAÇA DIVINA

MOVIMENTOS INTENSOS, REPETITIVOS E A GRAÇA DIVINA
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Mundial da Doença Rara
  • Mundial de combate a LER/DORT
  • Dia da RessacaGRAÇA

Você conhece alguém que sofreu Lesões por Esforços Repetitivos? Por exemplo escrever à mão ou digitar, tocar piano, cozinhar e fazer trabalhos manuais e artesanais! Há também Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. São enfermidades que aparecem na região formada pelos ossos e músculos que compõem a coluna vertebral. Eles conectam o tórax, a cintura e as pernas, pescoço e os braços. AS dores são intensas e comuns.[1]

No início a pessoa não quer levar a sério as pausas e cuidados no desejo de maior produtividade e ganho ou medo de perder o emprego. O mal se agrava levando muitas pessoas a precisarem de afastamento do trabalho para tratar. Com a pandemia, no trabalho em casa, os descuidos aumentam e acabam agravando esses problemas com implicações até mesmo psicológicas.

Quando soube dessa situação, tão complexa, procurei a causa básica de todo esse o problema.  Lembrei-me de uma constatação registrada na narrativa cristã com as seguintes palavras: Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama.”.[2] Essa orientação se refere a ansiedade que não reconhece a graça divina. O tempo para o necessário descanso do corpo e da alma é a base do pensamento de quem não considera seus próprios limites físicos e mentais nem, a graça divina.

Tirar um momento para descanso exige a fé de que a vida é presente divino. A responsabilidade em zelar da saúde exige no exercício e descanso com bom senso. É preciso a humildade para reconhecer que é a graça divina que permite ao discípulo de jesus lançar sobre ele toda a ansiedade, porque Ele cuida dos seus.[3] Isso é fruto da consciência e fé da graça divina em Cristo Jesus. Você já vive assim?

  • Essa mensagem responde à pergunta: Qual é a dimensão da espiritualidade cristã para quem sofre de Lesões por e Esforços Repetitivos (LER) ou  os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)?
  • Aplicação para sua vida: Os distúrbios físicos e mentais são frutos da ansiedade que assalta a mente e o coração humano. Somente a graça divina traz a chave para restabelecer o equilíbrio que o ser humano precisa para viver aqui e agora.

[1] https://www.gov.br/fundacentro/pt-br/comunicacao/noticias/noticias/2022/marco/prevencao-as-ler-dort-requer-olhar-para-organizacao-do-trabalho

[2] Salmos 127:1,2O livro de Salmos é composto de cento e cinquenta cânticos, orações e   poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C

[3] 1 Pedro 5:7 “Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. Apóstolo, provavelmente irmão de Jesus foi escolhido como moderador da igreja de Jerusalém após Pentecostes fala com autoridade e sem presunção nos 108 versículos com 54 mandamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?