A MORAL BÍBLICA OU A MORAL DA GRAÇA DIVINA?

A MORAL BÍBLICA OU A MORAL DA GRAÇA DIVINA?
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Agente Fiscal da Receita Federal
  • Dia Nacional do Livro Didático

A bíblia é um manual moral ou o relato da aliança do pecador com Deus, pela graça divina? Preste atenção! Pergunto novamente: Você encara a bíblia como regras morais que lhe asseguram a benção divina? Quem utiliza a bíblia como uma referência moral divina experimentará como o Espirito de Deus em Cristo declara: a lei dada para me indicar o caminho da vida, acaba revelando o pecado, o poder maligno agindo em mim e impedindo-me de fazer o que Deus ordenou. A lei divina tem a função de uma chapa de Raio-X ou de um exame que revela o erro no coração humano. A lei divina é boa, é santa, o problema é o pecador: ele não gosta do que essa lei revela nas suas motivações.

Hoje é muito comum as pessoas detestarem as revelações divinas registradas na bíblia. Por quê? É porque não é propriamente a lei divina, mas sim o pecado, maligno como é, que por meio de algo que é bom revela o estado de condenação humano. Através de leis justas o pecado revela-se extremamente perverso pois mostra a impossibilidade humana de cumprir o que Deus ordena.[1]

Alguém contaminado pelo câncer não pode correr. Correr é bom, é saudável? Sim, mas o câncer não permite correr. Então o mal não está na corrida, mas no câncer que corrói as forças humanas, entende? Só a graça é o remédio divino para o pecado que nos impede de viver de modo justo e a graça divina. A graça divina nos equipa para reconhecermos o mal e então, pela fé, caminharmos e realizemos as obras que Deus preparou para nós pecador, arrependidos reconciliado com Deus, pratiquemos.

A graça divina é que equipa o pecador para caminhar com Deus Pai pela confiança obediente a Cristo Jesus o doador da graça. Então, como declarou o apóstolo de Cristo: Eu ainda não alcancei a perfeição, mas deixando as antigas atitudes de religiosidade moral, caminho agora pela fé obediente de Cristo Jesus.[2]

  • Essa mensagem responde à pergunta: Por qual motivo a bíblia, como livro do evangelho, é tão criticado na atualidade, apesar de anunciar o bem para o ser humano?
  • Aplicação para sua vida: Sem a graça divina, acompanhada da verdade, da justiça, do amor a leitura bíblica é distorcida em todo seu objetivo firmado por Deus triuno. Tenha isso em mente!

[1] Romanos 7:13 “Logo tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno.” Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.

[2] Filipenses 3:12 “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.” Carta do apóstolo Paulo aos cristãos da cidade de Filipos quando estava preso por volta de 62 d.C.  demonstra que há alegria e não orgulho na existência humana diante do que Cristo na vida do crente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?