O IDOSO E A GRAÇA DIVINA
Quem tem mais consciência dos erros cometidos na vida? Quem está agora, provavelmente pagando a “fatura” do pecado, com amargura, pelos conselhos ignorados na vida seja na escassez ou na fartura? Você sabe? Vou lhe dizer: o idoso.
Quem se considera sem tempo para viver melhor uma longa vida? Claro, o idoso. No entanto diga-me: quem pode dar a este idoso, homem ou mulher, um consolo real para o resto de vida aqui? Uma condição digna para atravessar os portais da morte e desaguar na eternidade de bem com o próprio Cristo Eterno?
O evangelho da graça de Cristo Jesus proclama que por causa do primeiro pecado de Adão e Eva, a raça humana experimenta a morte e a desgraça. No entanto por causa de outro homem, Cristo Jesus, toda raça humana tem acesso a graça divina, pra recomeçar e reconciliar-se com Deus Pai[1].:
A lei judaica serviu para a raça humana perceber claramente quanto falha em obedecer a Deus por si só naturalmente. Mas se o nosso pecado é grande, muito maior e mais abundante é a graça de Deus que nos perdoa, nos recebe como pecadores. Antes, o pecado governava sem limites todos os seres humanos, levando-os à morte, mas agora é a misericórdia de Deus, que não merecemos, que governa, colocando-nos numa posição de justiça perante Deus e de acesso à vida eterna por Jesus Cristo nosso Senhor. Somente a fé na pessoa e obra de Cristo Jesus nos coloca e nos faz conhecer a graça divina. Por isso sem Cristo, não há graça, e sem graça todo pecador está perdido.
Só a graça divina permite ao ser humano viver sem orgulho pelas suas boas ações. Estas ações refletem a lei divina, ainda que de modo imperfeito. Então fica o estímulo: cresça na graça e no conhecimento de Cristo Jesus. [2]
- Essa mensagem responde à pergunta: Como a graça divina pode servir a um idoso depois de viver tanto tempo apenas considerando seus próprios pensamentos?
- Aplicação para sua vida: Como o ladrão da cruz o idoso também pode, ainda que no trecho final de sua vida experimentar uma esperança que o sustenta aqui, agora e por toda a eternidade.
[1] Romanos 5:19-21 “Porque, como pela desobediência de um só homem, (Adão e Eva) muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um (Cristo Jesus) muitos serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.” Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.
[2] 2 Pedro 3:18 “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.” Nesta carta o apóstolo Pedro adverte os cristãos sobre os falsos mestres e os estimula a continuarem leais a Deus.