ALEGRIA QUE DURA POUCO, VALE NADA!
- Dia Mundial para a Justiça Social
- Dia da Resistência Não-Violenta
Ainda lembro da empolgação e expectativa de uma festa no sábado. A semana parecia mais brilhante. O turbilhão de sensações pela simples expectativa daquele encontro com amigos e conhecidos no sábado a noite animava a vida. Durante todo aquele tempo eu pensava e chegava a dizer com grande emoção: “Eu vou na festa”. O horário se aproxima e eu pensando: “Estou indo para a festa”. E durante o tempo que estava ali, ainda pensava: “Que maravilha, estou na festa.” Quantas emoções. Quanta alegria. Minha avó contava como tinha a mesma empolgação na década de trinta do Século 20 dizendo: “Estou indo para a festa”. No entanto ao retornar, com a festa terminada respondia a quem perguntasse de onde vinha dizendo com desanimo: “Eu venho da festa”.
Até um rei famoso, conhecido por sua sabedoria escreveu na própria bíblia essa experiencia com as seguintes palavras: Pensei comigo mesmo: Vamos. Vou experimentar a alegria. Descubra as coisas boas da vida! Mas isso também se revelou inútil. Concluí que o rir é loucura, e a alegria de nada vale.” Ele começa assim contando o tudo o que fez para manter sua alegria. Imagine você, eu e a minha avó. [1] E note que nós não nos consideramos como aqueles “…Que se alegram de fazer mal, e folgam com as perversidades dos maus”[2],
Como cantava um famoso compositor: “Tristeza não tem fim, felicidade sim…”[3] Felicidade e a alegria parecem andar juntas. Nas duas há prazer. Agora a duração, a natureza da alegria e da felicidade são terrenas ou divinas. Você precisa experimentar a certeza da salvação, da sua reconciliação com Deus. Essa tem duração eterna. Não se baseia meramente em emoções elas passam. Alegria eterna está descrita no evangelho de Jesus. Conheça-a com profundidade. Ela não acaba porque não está baseada nas emoções, mas no espirito. No espirito de Deus no seu íntimo.
- Esta mensagem responde á pergunta: A natureza de suas alegrias tem prazo de validade?
- Aplicação para a sua vida: Alegrias de natureza fisiológica, ligadas apenas ao prazer físico ou mental estão passiveis de mudanças circunstancias, hormonais. A alegria de natureza espiritual, divina é diferente, por isso é eterna.
[1] Eclesiastes 2:1,2 Na sua busca por felicidade e pelo sentido da vida, este escritor, conhecido como “filósofo” ou “pregador”, faz perguntas que continuam presentes na sociedade contemporânea.
[2] Provérbios 2:14 Escrito por volta do século X e século VII a.C. aproximadamente 700 A.C .conhecido pela sabedoria que começa com Deus é a base para muitas exortações práticas das epístolas no Novo Testamento.
[3] https://www.letras.mus.br/tom-jobim/53/ Acompanhe a letra dessa musica que fala de uma felicidade, como alegrias que duram muito pouco.