ALEGRE-SE COM OS QUE SE ALEGRAM COM CRISTO JESUS!

ALEGRE-SE COM OS QUE SE ALEGRAM COM CRISTO JESUS!

Quando você encontra alguém chorando o que costuma dizer depois de saber a causa daquele sofrimento no coração alheio? Várias vezes já ouvi alguém dizer: “-Não chore! Isso vai passar! Você encontrará oportunidade maior…“ São muitas as palavras utilizadas com o objetivo de consolar e talvez de fazer parar aquele choro. O choro de alguém pode afetar os outros das mais diversas maneiras. O choro de alguém afeta  você?

As instruções divinas dadas aos cristãos, na inspiração do Espirito Santo entre outras  é a seguinte: “Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram.[1]” Você já parou para considerar essa atitude ao encontrar alguém chorando?[2] O consolo meramente humano quer retirar a pessoa daquela tristeza e lamento. O consolo divino é diferente: consiste em solidarizar-se com quem está triste. Exerça a empatia percebendo a dor, o sofrimento do outro ao invés. Estar junto no sofrimento exige primeiramente empatia e só depois o consolo.

E o alegrar-se com quem está alegre? Você consegue reagir com empatia, alegrando-se juntos? A disposição de alegrar-se com quem está feliz por algo bom e justo que lhe aconteceu é a reação divina indicada aos que caminham com Deus Pai. Alegrar-se com os que se alegram por receberem de Deus o que precisavam enquanto você ainda ora pelas suas necessidades. Percebe? A inveja facilmente rouba a oportunidade de nos alegrar com quem conseguiu o que precisava, o que desejava. Não permita que a amargura contra Deus se instale no seu íntimo. Continue confiando no amor de Deus Pai. Dedique-se e experimente o exercício de sua confiança quando as circunstâncias não lhe são favoráveis. Alegre-se com quem está alegre e chore com quem sofre. Cristo nos quer assim, humanos, empáticos com amor, justiça e santidade. Só a alegria divina nos permite viver assim!

  • ·         Esta mensagem responde á pergunta:  Com que empatia você reage aos que choram de tristezas na sua vida ou com alegria?
  • Aplicação para a sua vida:  A sensibilidade do cristão é desenvolvida na proporção em que se identifica na dor ou alegria do outro. Assim Deus nos restaura a humanidade.

[1] Romanos 12:15

[2] Hebreus 2:17,18 “Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.” Esta carta exorta os novos cristãos judeus a não observarem mais rituais e cerimônias tradicionais, pois, em Cristo, eles já foram cumpridos. Pouco antes do  no ano 70 d.C. quando  Templo em Jerusalém foi destruído pelos romanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?