DAR COM ALEGRIA É MARCA DIVINA
P |
Preciso que você se lembre da última vez que presenteou alguém. Alguém querido ou não tanto. O fato é que você deu um presente. Então lembrou? Quero avaliar com você as expectativas que moveram você a este gesto tão virtuoso.
Eu sei que muita gente dá. Sim, dá o que não precisa mais. Ao invés de jogar fora, ela dá. Há outros que também dão, presentes com o objetivo de terem o reconhecimento dos outros por suas dádivas. Também há os que dão para disfarçar seus crimes. Você ainda tem condições de identificar outras razões porque as pessoas dão presentes, ajudas o próximo, nas mais diversas circunstancias.
Quando você encontra na bíblia a seguinte expressão: “Deus ama quem dá com alegria” entende que Deus ama quem dá, presenteia, sendo motivado por uma alegria, uma satisfação de dar. Que pessoas você presenteia assim? Aquelas que são alvos do seu afeto. Você pode retribuir assim o carinho que elas tem por você ou vê-las satisfeitas com sua expressão de afeto, certo?
Quando um grupo de cristãos decidiu ajudar outros cristãos necessitados, que moravam em outra cidade precisavam decidir quanto cada um daria. Não perguntavam de quem era a responsabilidade de atender a necessidade daqueles Irmãos. Desejavam saber quanto seria necessário para cada um dar. Então o conselho veio nessas palavras: Deus ama a quem dá com alegria. Cada um dê conforme determinou em seu coração, não por culpa pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.[1]
Hoje você continua ouvindo muita discussão a respeito até mesmo das ofertas dadas nos templos em geral e nas comunidades cristãs em particular. Mas o critério divino é esse: Cada um dê entregue, como que para Deus Pai, conforme determinou em seu coração, não por culpa, ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.[2] Como você dá do seu tempo, energia, esforços para honrar a Cristo Jesus em serviço a outros? Pense a respeito!
- Esta mensagem responde á pergunta: Qual é a condição básica para as doações serem aceitas por Deus?
- Aplicação para a sua vida: Certifique-se da sua justa motivação, diante de Deus para ofertar onde quer que o faça, para a glória de Deus.
[1] 2 Coríntios 9:7 Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo d.C. responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.
[2] 1 Crônicas 12:40 “E também seus vizinhos de mais perto, até Issacar, e Zebulom, e Naftali, trouxeram, sobre jumentos, e sobre camelos, e sobre mulos, e sobre bois, pão, provisões de farinha, pastas de figos e cachos de passas, e vinho, e azeite, e bois, gado miúdo em abundância; porque havia alegria em Israel.” Este livro inicia com as genealogias de Adão até Davi e, em seguida, conta os acontecimentos do reinado de Davi.