ALEGRIA DIVINA É FONTE DA FORÇA CRISTÃ
Você já ouviu falar na “alegria do Senhor”? A alegria que surge no coração humano vinda da comunhão com o Deus trino? Trata-se de uma alegria celebrada entre aqueles que a tem em comum. Não se trata de uma alegria humana por sentir-se, de alguma forma superior a outros seres humanos. Alegria dessa superioridade é maligna. A alegria divina acontece quando a consciência do pecador contra Deus é inundada por realidades divinas. Elas unem e solidificam a comunhão do pecador com o Deus Todo Poderoso, Criador, justo, santo e amoroso.
A alegria do Senhor é fruto de uma realidade mostrada pelo próprio Espirito de Deus, ao pecador que confia na pessoa e obra de Cristo Jesus em favor do pecador que o recebeu. A alegria do Senhor Deus surge no coração humano quando percebe com que grande amor o Deus trino não só criou tudo que existe para viver o relacionamento com suas criaturas, mas trabalhou.
A alegria que o ser humano experimenta, quando revelada por Deus reflete em uma força para viver, pensar, agir e igualmente sentir o amor divino.[1] Não se trata do ser humano merecer. Sim, não se trata do ser humano conquistar essa alegria por qualquer presente recebido de Deus ou sacrifício que fez. Trata-se de uma alegria que reflete a descoberta de como foi atraído a comunhão com Deus com laços de amor, com oportunidades que somente o amor divino proporciona.
Foi em meio a muita zombaria e ameaça dos inimigos, que o muro da cidade sagrada do povo de Israel foi concluído. Reuniram-se em uma certa manhã e ouviram a leitura e explicação das promessas e leis divinas. Lamentaram a rebeldia, incredulidade e desobediência dos seus antepassados. Entenderam o propósito das leis e promessas divinas. Então foram chamados a festejar essa redescoberta consciente das intenções divinas para com eles. Surgiu então aquela alegria que tinha um sabor de eternidade, era uma atmosfera de intimidade com Deus. O povo foi convidado a festejar nesse momento com a famosa frase: “… a alegria do Senhor é a vossa força”[2]
- Esta mensagem responde á pergunta: Qual é a razão da alegria do Senhor mencionada na bíblia registrada m Neemias 8:10?
- Aplicação para a sua vida: Sem conhecer a Cristo Jesus não há acesso a “alegria do Senhor” Deus Pai, Criador dos Céus e da Terra!
[1] Salmos 126:3 “Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres.” O livro de Salmos é composto de cento e cinquenta cânticos, orações e poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C
[2] Neemias 8:10 Neemias foi o governador de Jerusalém que reconstruiu o muros da cidade. Ele lutou pela reforma social e motivou o povo a obedecer a Deus.