MISSÕES DO EVANGELHO REVELAM A NATUREZA HUMANA

MISSÕES DO EVANGELHO REVELAM A NATUREZA HUMANA
  • Dia das Missões Portuguesas

A religião cristianizada sempre esteve profundamente ligada á colonização do Brasil , América Latina, e América Central.

As missões jesuíticas na América do Sul, foram os aldeamentos indígenas organizados e administrados pelos padres jesuítas.  O objetivo principal das missões jesuíticas foi o de criar uma sociedade com os benefícios e qualidades da sociedade cristã europeia, mas isenta dos seus vícios e maldades.[1]

A cobiça humana de colonizadores pelas riquezas do solo brasileiro, no esforço de sentirem-se como deuses, contribuiu na destruição de todo esse trabalho desenvolvido pelos jesuítas.[2] Estude a história das missões Jesuítas na américa do sul  e perceberá o que a maldade da ganância humana é capaz de realizar.[3] Mesmo os bens gerados pela fé religiosa são desprezados e destruídos pela busca do poder. Conheça as histórias para não repetir esses erros.

Os agrupamentos cristãos, de todos os tempo, até hoje, estão sujeitos aos mesmos desafios. Conhecidos como igrejas locais, assim que se tornam manifestação significativa na sociedade são alvos da cobiça  e inveja humanos. Pessoas de dentro e de fora dessas missões buscam usufruir ou destruir dos benefícios criados pelas missões cristãs.

No entanto, desde a antiguidade estão mencionados nas narrativas bíblicas fatos assim. O próprio Criador manifesta sua ira sobre e contra toda a “impiedade”. Quando o ser humano rompe seu relacionamento com Deus e os Seus valores divino isso chama-se .impiedade, isto é sem piedade, sem devoção  Deus. Além dela está  a   “perversidade”, quando o ser humano  rompe seu relacionamento com o próximo e os dignos valores humanos.

Por estas e outras razões o Espirito Santo de Deus declara: Continue o injusto a praticar injustiça; continue o imundo na imundícia; continue o justo a praticar justiça; e continue o santo a santificar-se”. “Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez.”[4]

  • Essa mensagem responde à pergunta: Por que a bondade divina expressa nas Missões Cristãs acabam por ser destruídas pelo próprio ser humano?
  • Aplicação para sua vida: Reconhecer a bondade divina, expressa por seres humanos comuns, com vista a dignidade humana é a marca de Cristo na existência humana.

[1] Missões Jesuíticas – Expedição Mercosul [#03] | Terra Negra veja em https://www.youtube.com/watch?v=8ka-TGgjWK8

[2] Mateus 13:36b-38 “… Explica-nos a parábola do joio do campo. E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;” Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

[3] 1 João 5:19  ”… Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.” Carta escrita pelo discípulo e apóstolo João, já velho aos cristãos na Ásia por volta do ano 90d.C. para tirar a confusão das mentes dos crentes, confortar e firmar todos no andar verdadeiro.

[4] Apocalipse 22:11,12 Escrito pelo discípulo e apóstolo João, já velho e exilado por volta de 95 d.C. encoraja os cristãos perseguidos e para firmá-los na confiança de que Deus cuidará deles.  Usando símbolos e visões, o escritor ilustra o triunfo do bem sobre o mal e a criação de uma nova terra e um novo céu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?