AMOR E DISCIPLINA
Voce precisa ter bem claro na sua mente como o pecado desordenou até a capacidade humana de amar. É por esta razão que o Criador nos dá até mesmo diretrizes para amar. Não se pode deixar as expressões do amor inteiramente a vontade. Se você controla a língua, se você controla a ira, por que não pode controlar também o amor?
Não é de sua índole amar ao próximo como a si mesmo, mas o segundo grande mandamento ordena: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”[1] Jamais passou pela sua cabeça a necessidade de amar o desafeto, mas Jesus estabelece como norma certa e rígida: “Amai os vossos inimigo e orai pelos que vos perseguem.”[2] Nem sempre você ama a Deus “de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.” Nesses casos, você precisa “soltar” o amor e amar intensamente.
Ocorre também o contrário. Você ama o que não deve amar. É o caso de Demas, que amou o presente século e deixou o apóstolo na mão . Deus Pai orienta: “Não ameis ao mundo nem as coisas que há no mundo”[3] . Você não pode amar a mulher do próximo ou marido de sua melhor amiga. Eles são comprometidos. Você tem um compromisso com alguem? Neste casos, você precisa “prender” o amor.
Não é um exercício fácil amar o que não se deve amar e o deixar de amar. Mas é uma exigência da fé, extremamente necessário para manter a ordem divinamente certa. Lembremos do exemplo de Salomão: ele amou muitas mulheres estrangeiras e a elas se apegou pelo amor”. Foi o amor sem disciplina. O resultado foi desastroso pois: “… sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses.”
“Qualquer maneira de amor NÃO vale a pena”[4], não vale o sofrimento da rebelião contra Cristo Jesus, o Criador. Voce acredia assim?
- Esta mensagem responde á pergunta: Por qual raão é necessário possível controlar sua capacidade de expressar o amor em qualquer relacionamento?
- Aplicação para a sua vida: Reconheça o poder do pecado no coração humano contaminando até mesmo a capacidade de expressar devidamente o amor nos relacionamentos com a vida.
[1] Marcos 12:30-31 “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes”.
[2] Mateus 5:43-44 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem…”
[3] 1 João 2:15,16” Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
[4] Musica: Paula e Bebeto de Caetano Veloso em https://www.vagalume.com.br/gal-costa/paula-e-bebeto.html em 15.01.2023