AMOR E RELACIONAMENTO
Quando você utiliza a palavra “amor” precisa definir do que está falando, a que está se referindo. Desde os gregos que existiram a mais de 400 anos antes do nascimento de Cristo reconheciam a natureza dos afetos entre os seres humanos. Eles tinham 10 palavras diferentes e nós só temos uma: amor. Ouça agora e confirma na internet[1].
Amor ÁGAPE se refere ao amor incondicional, com auto sacrifício, pela vontade e pelo pensamento, e na ação. O amor ÉROS para o amor romântico, mais associado ao desejo, à atração física, ao prazer e ao sexo propriamente dito. Para o amor entre amigos e irmãos. a expressão desse afeto é PHILIA. Nesse tipo de amor não há a presença do Eros.
Agora lealdade baseada na confiança pela troca de favores e apoio, com um senso íntimo de respeito um para o outro, a palavra é mm. STORGE é o afeto de amor dos pais aos filhos e outros membros do núcleo familiar. Agora o termo FILAUTIA é o amor a si mesmo a consciência e aceitação de quem você realmente é, mostrando compaixão de si.
A hospitalidade com generosidade, cortesia para quem estava longe de casa tinha a expressão XÊNIA. E para os cônjuges que são casados há décadas. PRAGMA aquele queolha além de nossas limitações, mas nos ama por nossa frágil humanidade. Um amor em que somos aceitos incondicionalmente e nunca nos afastaremos. LUDUS a expressão para aquele desejo afetuoso de se divertir, em brincadeiras inofensivas um com o outro.
Por fim a expressão MANIA quando alguém amava e desejava ser amado da mesma maneira. Considerado um tipo de loucura e obsessão em Co dependência e abusos de seus entes queridos.
Ao encontrar a palavra amor na bíblia você precisa verificar qual expressão grega é utilizada ao invés de deduzir todas apenas como EROS, com conotação sexual como acontece na amizade de Davi e Jonathas.[2] Não se deixe enganar.
- Resposta a pergunta: O que começa errado pode ainda dar certo?
- Tarefa para Hoje: Vamos, pare o que está fazendo agora e ore a Deus Pai apresentando sua vida. Se precisar de ajuda avise-nos.
[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Palavras_gregas_para_o_amor
[2] O texto bíblico que narra a amizade entre Jônatas e Davi está mencionada no capítulo 18 do livro de 2 Samuel; Esse “amor” é interpretado como homossexual exatamente pela ignorância desses vários significados antigos gregos e hebraicos da narrativa bíblica. Sob o reinado de Davi, a nação se unificou e se fortaleceu. No entanto, depois dos pecados de Davi, adultério e assassinato, tanto a nação como a família do rei sofreram muito.