ESCOLHA: RESPEITO OU AMOR!

ESCOLHA: RESPEITO OU AMOR!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Mundial  da Religião
  • Dia Nacional de Combate á Intolerância Religiosa

Ouço constantemente alguém falando em RESPEITO como se essa prática fosse solução para os conflitos humanos. O respeito envolve determinados valores no modo de pensar, de agir e de sentir. Ao respeitar alguém você tem sim, uma pitada de temor, reverência, submissão. Você fica alerta! Respeitamos quem tem poder maior do que o nosso. Percebe? Religiosos que apenas respeitam o próximo, ficam desarmados contra a injustiça do outro e fogem dos conflitos abdicando dos próprios valores e práticas. Respeito sem limites de justiça, responsabilidade é um sinônimo de mera submissão aos desejos de quem tem mais poder.

O amor, não é apenas aquele afeto de natureza maternal, paternal, amor de filho ou filha. A expressão de amor no relacionamento familiar, conjugal e de amizade têm limites diferentes. O relacionamento de amor na família, amizades, se expressa de modo diferente do amor conjugal ou de amizade, certo? O amor precisa ter o caráter divino. É muito mais que um sentimento de simpatia, de atração pelo próximo. A natureza divina do amor, envolve o respeito de cuidado, atenção sem dominação. O amor de inspiração divina, tem um caráter com valores de verdade, liberdade, santidade.[1] Por isso esse amor inclui advertência contra perigos, repreensão com correção e até disciplina. Seu amor tem essas referências?

Sem referências divinas o respeito é sustentado somente pelo medo, daí vem a corrupção e injustiça. Só o amor dá devido lugar a justiça, proteção em um relacionamento realista com ser humano pecador. Amor sem respeito é só egoísmo. Respeito sem amor é apenas  pretexto para dominação humana. Por esta razão Cristo Jesus ordena que amemos, com o amor que respeita e não meramente respeitemos. O verdadeiro amor lança fora o medo.[2]

Repito: respeito sem amor fica somente no medo. O verdadeiro amor lança fora o medo, pois protege a vida, com justiça, verdade e misericórdia. Deu pra você entender? Você precisa entender isso!

  • Esta mensagem responde á pergunta: Já avaliou a diferença no conceito e prática entre respeito e amor?
  • Tarefa para hoje: A ordem divina se expressa pelo amor de referência divina e não somente a expressão humana de bons sentimentos. Leia com atenção o treco de 1 Coríntios 13:4-6 na anotação de rodapé dessa mensagem escrita.

[1] 1 Coríntios 13 :4-6 “O amor é muito paciente e bondoso, nunca é invejoso ou ciumento, nunca é presunçoso nem orgulhoso, nunca é arrogante, nem egoísta, nem tampouco rude. O amor não exige que se faça o que ele quer. Não é irritadiço, nem melindroso. Não guarda o rancor e dificilmente notará o mal que outros lhe fazem. Nunca está satisfeito com a injustiça, mas se alegra, quando a verdade triunfa.” Versão na Linguagem de Hoje. Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo  d.C.    responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.

[2] 1 João 4:18 “No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.” Carta escrita pelo discípulo e apóstolo João, já velho aos cristãos na Ásia por volta do ano 90d.C. para tirar a confusão das mentes dos crentes, confortar e firmar todos no andar verdadeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?