O COMEÇO DA LIBERDADE DE CULTO

O COMEÇO DA LIBERDADE DE CULTO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia da Liberdade de Culto
  • Dia do Leitor

O ser humano foi criado para comunicar-se com Deus e desenvolver intimidade com seu Criador. Por isso foi criado a Imagem e semelhança de Deus.

Adão e Eva[1] andaram com Deus no jardim, que o próprio Deus providenciou para esse propósito. E eles são encarregados de proteger toda a criação em um lugar onde Deus seja conhecido e desfrutado por eles[2] . Relacionar-se com Deus, para eles, nos primeiros momentos da criação era natural, sem impedimento. Após os trágicos eventos descritos em Gênesis capítulo 3 , a mudança é radical.

Apesar do casal original ser expulso do Eden a narrativa bíblica salta imediatamente para o nascimento de Caim e depois de Abel.  Os irmãos são retratados trazendo oferendas a Deus. Isso foi a consciência da obrigação humana para com o Criador. Então outro evento violento é descrito com novas consequências. Ai as esperanças da humanidade devem ser encontradas em outro lugar – e, no entanto, notavelmente, Deus continuou a falar ao seu povo.

E Adão e sua esposa tem outro filho e Eva chamou seu nome Sete, dizendo: “Deus designou para mim outro descendente em vez de Abel, pois Caim o matou”. Sete também teve um filho, e ele chamou seu nome Enos. Foi naquela época que as pessoas começaram a invocar o nome do Senhor[3].

Note como Deus vai se revelando progressivamente. Com Abel e Caim o ser humano oferece sacrifícios a Deus, mas com Enos o ser humano começa a orar e a clamar, procurando pela resposta de Deus Pai. Então, mais a frente o Criador deixa claro que para encontra-lo é preciso começar a busca-lo no íntimo, de todo coração.[4]

A busca humana pelo contato com o criador é sede da criação: comunhão com Deus Pai, mesmo depois do pecado e assassinato. No entanto essa busca não começa com rituais exteriores, mas com uma busca no íntimo, no coração, no espírito. Este é o lugar onde começamos a buscar comunhão com Deus Pai. Depois vem a expressão exterior, na vida. Você percebe isso? Comece assim!

  • Essa mensagem responde à pergunta: Onde começa no ser a humano a busca pela comunhão com Deus Pai?
  • Aplicação para sua vida:  A prática religiosa exterior nunca substituirá a invocação, pela comunhão com Deus no íntimo. A ordem dessas condições altera o resultado final.

[1] Mensagem baseada no texto: A Primeira Oração: Por que o homem começou a invocar a Deus 26 de março de 2022 – by Bruna -https://versiculoscomentados.com.br/estudos-biblicos/a-primeira-oracao-por-que-o-homem-comecou-a-invocar-a-deus/

[2] (Gênesis 1:28 e 2:15–16 ) Neste primeiro livro da Bíblia é narrada a criação, a relação de Deus com o homem e da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes.

[3] Gênesis 4:25-26 Ibidem

[4] Jeremias 29:13  “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.” Profeta no Antigo Testamento por mais de 40 anos (626ª.C.) testemunhou longamente contra a idolatria do povo de Israel corrompendo-se profundamente anos antes da destruição de Judá pela Babilônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?