A BIODIVERSIDADE ECONOMICA SOCIAL E CULTURAL DOS JOVENS

A BIODIVERSIDADE ECONOMICA SOCIAL E CULTURAL DOS JOVENS
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Internacional das Biodiversidades Biológicas ONU

    O censo brasileiro de 2010 apontou uma diminuição do número de jovens em relação a 2003 de 20% para 18% da população do país. O desafio hoje ainda continua sendo o de dar a essa população jovem abaixo dos 24 anos condições para um crescimento social e profissional, principalmente no que diz respeito à educação e ao trabalho.[1]

    O Brasil é um país continental com uma biodiversidade incrível devido ao clima, geografia variada. Consequentemente os jovens em cada região do país precisam de oportunidades locais de saúde, econômica, estudo. Ai está um aspecto da desigualdade. Sem dúvida os que moram no interior tem condições diferentes dos que vivem no litoral. Os que estão no campo também contam com outros recursos diferentes dos que vivem nas cidades. Assim o critério não só da biodiversidade, mas da população precisa de ajustes aos recursos de que os jovens podem dispor.

    Nosso planeta tem uma diversidade incrível existência. Os seres humanos precisam de condições e recursos diferentes para a vida em cada região, você entende isso? Quando se fala de igualdade é preciso ajustar os critérios para dar a cada um o que precisa nas condições que tem. Tudo isso você precisa levar em conta quando fala em “igualdade” ou “desigualdade”. Qual é o critério para essas avaliações?[2]

    Em toda a narrativa bíblica as pessoas relacionavam-se com Deus Pai, o Criador segundo as condições da época e das próprias pessoas. Ao contar uma parábola Jesus mencionou como um homem investiu em três empregados segundo a capacidade que tinham. Você já parou essa passagem e a respetiva conclusão?[3] Note como Deus cria uma rede de interação de vida? Assim é um organismo com vida em que a diversidade trabalha para manter a vida em suas diferentes funções. Esse é o principio divino que você precisa perceber! E identificar seu lugar e contribuição.

    • Essa mensagem responde à pergunta:  Por qual razão é necessário prestar atenção ao estabelecer igualdade ou diferenças para todos?
    • Aplicação para sua vida: Preste atenção a interação dos diferentes na natureza em sua diversidade, assim também é a cooperação humana ao invés da competição.

    [1] http://webaula.com.br/index.php/pt/acontece/noticias/3065-maior-desafio-social-do-jovem-brasileiro-e-acesso-ao-mercado-de-trabalho

    [2] 1 Coríntios 13:15-25 “…agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.” Apóstolo Paulo descreve aos cristãos na cidade de Corinto, Grécia, a dinâmica divina no corpo humano mas na igreja de Cristo Jesus. Entre 55 a 57 d.C.

    [3] Mateus 25:14,15 “Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens. E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.” Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    × Como posso te ajudar?