QUANTO VOCÊ VALORIZA SEU VIZINHO?
- Dia do Vizinho
Você já pulou o muro e entrou no quintal do seu vizinho para pegar uma bola? Ou será que foi por causa de uma peça de roupa que voou e caiu lá? Qual foi a situação que levou você a conhecer seus vizinhos? “Vizinho”, significa alguém que vive nas proximidades de casa. Se vocês não têm amizade ao menos são conhecidos um do outro.
Você tem consciência em como Deus menciona várias vezes a importância dos vizinhos na sua vida? Os vizinhos assim acompanham sua vida mais de perto apesar de não morar na sua casa. Os vizinhos são testemunhas reais da sua cidadania. Se tem alguém que é próximo, este também é o vizinho. Amar o próximo, certamente inclui amar o vizinho. Certamente você também é vizinho de alguém. Diante disso é oportuno perguntar o que seu vizinho pensa a seu respeito. Quais conflitos vocês conseguiram resolver.
Sem dúvida nem sempre o vizinho é alguém acessível, educado. Há pessoas difíceis que vivem bem próximo de você, de sua familia. Por esta razão o próprio Cristo Jesus nos chama para amar o inimigo, alimentando-o se tiver fome, dando-lhe água se tive sede, providenciando roupas se ele estiver nu[1]. Não para mostrar-se superior, mas demonstrar o que você mesmo experimentou de Deus enquanto ainda havia inimizade entre você e Ele.
À medida que você conhece a Deus através da narrativa bíblica encontra citações de vizinhos e pessoas próximas tanto para o bem como para o mal. A sabedoria divina adverte que: “O que despreza ao seu vizinho peca, mas o que se compadece dos pobres é feliz.”[2] E também adverte: A alma do perverso deseja o mal; nem o seu vizinho recebe dele compaixão.[3]
Eu não sei que tipo de vizinho você tem, mas hoje você pode orar a Deus em favor do seu vizinho. Sim, orar por aquele com que você se dá bem e por aquele com quem você tem uma pendencia! Parece pouco? Não é! Pois é um começo! Ore!
- Essa mensagem responde à pergunta: Como o discípulo de Jesus encara seu vizinho?
- Aplicação para sua vida: Amar o próximo inclui, necessariamente o seu vizinho. Faça de seus vizinhos seu laboratório de exercício do relacionamento cristão.
[1] Romanos 12:20 “Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça”. Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.
[2] Provérbios 14:21 Escrito por volta do século X e século VII a.C. aproximadamente 700 A.C .conhecido pela sabedoria que começa com Deus é a base para muitas exortações práticas das epístolas no Novo Testamento.
[3] Provérbios 21:10 Ibidem