A CRÍTICA ORGULHOSA
- Dia do Mecânico
- Dia da Bondade
Tivemos um tempo em que ser crítico é revelar-se mais inteligente, perspicaz do que as pessoas comuns. Hoje, quem é crítico busca resposta para a seguinte pergunta: Qual é a motivação dessa pessoa? Esse tipo de atividade de crítica facilmente enche o coração humano de um tipo de orgulho. Ouça o que o Espirito de Cristo diz a quem tem um espírito crítico dessa natureza:
“Quando você pensa que está em nível mais elevado de onde pode apontar o dedo para os outros, esqueça! Cada vez que você critica alguém está condenando a si. Você age de maneira tão errada quanto quem você critica. Criticar os outros é uma forma bem conhecida de ignorar os próprios crimes e erros. Mas Deus não é enganado tão facilmente; Ele vê através da cortina de fumaça e responsabiliza você pelo que faz. Ou você acha que conseguiria distrair a atenção de Deus dos seus erros apontando o dedo para os erros dos outros? Ou que, por ser um Deus tão bondoso, Ele o deixaria livre de obrigações? É melhor pensar direito, desde o princípio. Deus é bom, mas não é bobo. Por sua bondade, ele nos toma pela mão e nos conduz a uma mudança radical de vida. Não há como escapar. Rejeitar a Deus ou fugir dele é como jogar lenha na fogueira. Um dia, o fogo intenso e alto, o julgamento justo e ardente de Deus, irá queimar tudo. Não se engane: porque no fim todos terão o que merecem — vida de verdade para quem age do lado de Deus e fogo para quem insiste em viver como bem entende, pela lei do menor esforço![1]”
Quem tem esse espírito crítico senta-se no trono do orgulho. O discípulo de Jesus tem apenas uma grande certeza: Cristo Jesus, ressuscitado é o único capaz de revelar a verdade a respeito da raça humana, do universo e nos reconciliar com o Criador.[2] Você já descobriu como a fé implica em obediência a Cristo Jesus?
- Resposta a pergunta: Qual é a natureza do espírito crítico atual?
- Tarefa para Hoje: Se identificar esse espírito crítico em suas avaliações dos outros á sua volta arrependa-se. Volte-se para Cristo Jesus em busca do arrependimento segundo o Espirito de Deus.
[1] Romanos 2:1-8 Versão de “A Mensagem”. Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.
[2] Lucas 18:13 “O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!” Escrito por Lucas, um médico por volta de 59—75 d.C. mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.