RESERVA ESPIRITUAL
- Dia do Reservista
T |
Ter reservas para tempos difíceis é mesmo um grande desafio. Parece que o que se ganha não é suficiente nem para suprir as necessidades diárias. E quando sobra quem não quer dar a si um presente fazendo algo que lhe dê um prazer extra? Então ter reservas é um desafio tremendo. Exige disciplina, um modo de vida simples, uma compreensão realista das necessidades pessoais e o tipo de reserva necessária.
Depois da pandemia muita gente descobriu que podia viver de modo completamente diferente do que havia vivido. Antes a rotina, o comodismo favoreciam um tipo de vida. Depois de meses em casa descobriu-se que podia trabalhar ainda mais em casa, fazer compras sem precisar sair e até o tempo e espaço para a igreja foi alterado com a internet e a tv.
No entanto agora quais são as reservas que você tem para enfrentar as decisões políticas, econômicas e espirituais? Até nosso país tem um contingente de reserva militar para alguma batalha. Se a necessidade for maior do que o uso normal, então pode se contar com a reserva.
A religião para o dia a dia agora ficou reduzida a proporção da real necessidade de cada pessoa. No entanto a questão é: você precisa ter uma reserva, mesmo espiritual para situações de crise. Não será na crise que você conseguirá desenvolver alguma reserva.
Se o que você busca de Deus, serve apenas para o dia a dia, sem reserva alguma, como fará em um momento de dificuldades? Jesus ilustrou essa situação com a parábola de dez virgens, dama de honra de um casamento. Cinco levaram óleo extra para suas lâmpadas. Outras cinco não levaram reserva. Os noivos chegaram muito tarde e as lâmpadas se apagaram. Somente as que tinham óleo de reserva entraram para a festa. As outros foram comprar e quando voltaram não puderam entrar na festa.[1] O óleo é a comunhão diária com Cristo. A oração, o estudo bíblico, meditação e comunhão com outros, suprem com reserva do Espírito Santo. Você sabia disso?
- Resposta a pergunta: Há reservistas no serviço para Deus?
- Tarefa para Hoje: Enquanto você lê esta mensagem ainda não passou para a “reserva” Deus lhe tem no serviço ativo, não importa suas condições. Você está sob o comando do Criador?!
[1] Mateus 25:1-13 “Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.