LEIS OU AÇÕES
- Dia do Cronista Esportivo
- Dia Nacional da Família
Você já ouviu falar em uma campanha com as seguintes palavras? “Faça bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes!”? Tudo começou quando em 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família no estado de Espirito Santo. Muitos acompanharam os desdobramentos, mas poucos denunciaram. O silêncio de muitos acabou por decretar a impunidade dos criminosos.
Em 2022 diante de novas denúncias de abuso e exploração ao abuso e exploração sexual infanto juvenil no arquipélago da Ilha de Marajó o governo desenvolve 110 ações previstas até o ano seguinte. O documento abrange ações de 16 ministérios, em iniciativas voltadas à geração de empregos e melhoria da dignidade, da educação e da saúde da população da Ilha de Marajó. Isso é criar condições para que jovens e adolescentes tenham melhores opções de vida na região.[1]
O que concluímos dessas histórias? Criar leis é muito mais fácil do que ações efetivas para eliminar abusos. Criar condições dignas, que viabilizem não apenas oportunidades, mas melhores condições de vida para a população daquela região e do nosso país.
As leis servem apenas para identificar crimes e penas, mas não implicam em melhores condições de vida para os beneficiados. Leis exigem fiscalização e o exercício da justiça. Por isso a justiça divina não se limita apenas a apontar erros, criminalizar pecadores. A justiça divina dá condições para os pecadores mudarem o modo de pensar e agir em consideração ao próximo e até ao inimigo.
A luta pela justiça divina não se limita a fazer bonito, mas restaurar a beleza do ser humano, ainda que imperfeito com a glória divina. A promessa da ressurreição é o selo de todas as medidas divinas para isso. O perdão, , nesse mundo, não fará bonito. Na realidade a posição diante da justiça revelará o mal a ponto de ameaçarem sua própria vida[2] . Assim só e possível fazer bonito diante de Deus os que têm sede e fome de justiça que lhes dará um coração satisfeito Deus tornará satisfeito seu e o meu coração[3].. Somente reconciliado ou reconciliada com Deus você e eu podemos proteger nossas crianças com justiça, e a justiça divina. Você tem prontidão para isso?
- • Essa mensagem responde a pergunta: Frases de feito e palavras de ordem alteram a realidade?
- • Aplicação para sua vida: Criar datas comemorativas tem o seu lugar mas o exercício devido da justiça exige a participação de cada cidadão. Prepare-se para participar da solução.
[1] https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2020-10/governo-lanca-plano-com-110-acoes-para-ilha-do-marajo Vito em 24.11.2022.
[2] Isaias 58: 6 “O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo?” O profeta Isaías, teria vivido entre 765 AC e 681 a.C, cujo nome significa “Jeová salva” ou “Jeová é salvação” exerceu o seu ministério no reino de Judá durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias mencionados no Antigo Testamento.
[3] Mateus 5: 5 Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. Mateus foi o primeiro Evangelho a ser escrito por volta de 60-65 d.C. com o objetivo de mostrar que Ele é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.