FIM DA VIOLÊNCIA!?

FIM DA VIOLÊNCIA!?
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia de mobilização do Homem pelo fim da Violência contra as mulheres.
  • Dia da Extensão Rural no Brasil

 A violência não se limita a uso injusto da força física mas também ao constrangimento moral, na esfera da justiça e do direito. No total são 105 sinônimos.[1] Imagine…

Quem já não pediu ajuda para abrir uma garrafa de bebida. Para algumas é preciso utilizar mais força além daquela que se tem. Então alguém com cuidado coloca sua força para abrir. Será que isso é uma violência injusta? As tampas das garrafas precisam ser fechadas para que o conteúdo não se perca pela entrada de ar ou vazamento.

A força, quando envolve agressão injusta sobre pessoas considera-se violência. Agora quando um técnico pressiona seus jogadores para lhes despertar a criatividade, o ânimo tem o seu devido lugar. A força nas palavras, nas correções são fortes, mas não são consideradas violentas.  No entanto a ameaça, a intimidação para obrigar alguém a fazer o que não quer ou o que é justo não é justo.

O Espirito de Cristo insiste para que o cristão abandone as ameaças[2], as gritarias[3]. Esses são meios de se utilizar de violência para subjugar outros. Então você inclui ai a perseguição, a intolerância e autoritarismo para o uso da violência.

No entanto Jesus afirmou: “E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele”. Sim a decisão desafiadora de amar mais a Cristo Jesus do que cada um dos entes familiares. É um ato decisivo, forte sobre si mesmo. Amar não apenas o próximo, mas o próprio inimigo exige u uso de força, de certa violência consigo[4].

Você percebe o uso da violência contra si, contra seus interesses egocêntricos por amor a Cristo Jesus e ao próximo? Então reavalie seus critérios de violência orientando-se pela revelação divina e não somente pelas preferencias humanas.

  • Essa mensagem responde à pergunta: O que é necessário considerar diante do tema “violência”?
  • Aplicação para sua vida: O pecado com Deus contaminou o ser humano e para o corpo a disciplina exige que cada um use da sua força de vontade para recolocar seu corpo sobre o próprio controle.

[1] https://www.sinonimos.com.br/violencia/ em 24 de novembro de 2022

[2] 1 Pedro 2:23 “O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente” : Esta carta foi escrita para confortar os cristãos da igreja na Ásia Menor que sofriam perseguição por causa de sua fé por volta de 62 e 69.

[3] Efésios 4:31 “Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós” Carta do apóstolo Paulo escrita aos cristãos na cidade de Éfeso por volta de 62-63 d.C.  enfatiza é o propósito eterno de Deus: Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, que é formada a partir de muitas nações e raças.

[4] Marcos 8:34 “E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.” Os (Pais da igreja) fundadores da Igreja declaram que o Evangelho de Marcos foi escrito depois da morte de Pedro, que aconteceu durante as perseguições do Imperador Nero. A maior parte das evidências sustenta uma data entre 65 e 70 d.C. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?