HOSPEDAR AS MENTIRAS OU AS VERDADES!
- Dia do Manequim
- Dia do Hoteleiro,
- Dia do Município
C |
Calma, calma. Mentira irrita mesmo! Foi impressionante, não é verdade? No período de campanhas eleitorais você pode ouvir até duzentas mentiras por dia. Já pensou? Como escolher com segurança, se você precisa separar a verdade da mentira como quem separa as pedrinhas do feijão?
A maior mentira é dizer que a mentira também promove o bem[1]. Na verdade, a mentira destrói decisões e rouba oportunidades porque adia soluções fundamentais. A mentira, a ilusão, é comum a natureza humana se esconde de si mesma e de sua falência física e moral.
A mentira está tão arraigada na natureza humana que Jesus declarou: “Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira”[2].
Com um pai assim o que resta ao ser humano? Ao ser humano resta primeiramente reconhecer a mentira infiltrada na natureza humana. Isso é arrependimento para com Deus. Depois revele a mentira desistindo dela, isso é confissão. Então alguém pergunta: Como reconhecer o caminho verdadeiro? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim[3].
Se você sai por ai, só dizendo a verdade, sem arrependimento e confissão na vida, continua mentindo. Incrível, não é? Seguir a Jesus é refugiar-se na verdade divina[4]. Por isso se diz que só Jesus Cristo salva a existência humana da mentira. NÊle há a resposta para encarar a verdade a respeito de si e de Deus Pai. Então si a verdade resulta em justiça, de reconhecer admitir o erro. Essa é a perfeição que Cristo busca no coração humano. É dela que você precisa para viver com integridade.
- Resposta a pergunta: Como encarar a mentira na natureza humana?
- Tarefa para Hoje: Viva hoje com atenção nesse tema: abandonar a mentira e anote suas experiências para ao final do dia fazer um inventário diante de Deus e não apenas de sua consciência.
[1] I João 2: 21 Não lhes escrevo porque não conhecem a verdade, mas porque vocês a conhecem e porque nenhuma mentira procede da verdade. Carta escrita pelo discípulo e apóstolo João, já velho aos cristãos na Ásia por volta do ano 90d.C. para tirar a confusão das mentes dos crentes, confortar e firmar todos no andar verdadeiro.
[2] João 8:44 Escrito entre 80-90 dC pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus
[3] João 14:6 Ibidem.
[4] João 14: 6 Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” Ibidem