A TENTAÇÃO DISFARÇADA!

A TENTAÇÃO DISFARÇADA!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Mundial do Urbanismo

Existem tentações que surgem com um disfarce. São tentações que aparecem com “ares de boas ações”. Por exemplo: Já imaginou resolver todos os problemas da humanidade com um único ato? Matar a fome de milhares de pessoas, alimentar os famintos que andam morrendo como moscas? Ou então, com uma só palavra fazer o serviço de saúde funcionar. Aliás, nem seria necessário serviço de saúde, todas as doenças simplesmente desapareceriam por sua vontade. Melhor: e se você pudesse ter o domínio de todas as nações e dirigi-las de acordo com as suas ideias? Então, que tal? Você aceitaria?

Oferta tentadora, não é? O diabo tentou a Cristo Jesus com estas essas mesmas soluções grandiosas[1]. No entanto, Jesus deixa claro que a honra e fidelidade a Deus estão acima das necessidades humanas. É o próprio Deus que precisa nos mover e inspirar na atenção ás necessidades humanas. Colocar as necessidades humanas acima da confiança e fidelidade á Deus Pai é destruir a ordem divina. Se não estivermos atentos acabaremos manipulados pelas necessidades humanas. Aí acontece que ao invés de elimina-las vamos aprofundá-las.

Você percebe que condições boas, como comida, saúde e riqueza, quando tidas como os únicos objetivos da vida, podem ser semelhantes a “vender a alma ao diabo”? Buscá-las em primeiro lugar inverte a relação Criador e criatura. Desta maneira transformamos Deus em nosso servo e nós em seus senhores. Elimina-se o que Ele diz e coloca-se o ser humano e suas necessidades no lugar que só pode ser ocupado por Ele, pela glória do Pai. Por isso a orientação divina é: “buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua Justiça e todas as demais necessidades serão supridas[2].

Consciente disso, você agora tem mais uma razão e critério para reconhecer tentações que querem apenas tirar Deus do lugar de Deus no seu coração na Sua vida. A riqueza do ser humano não vem do conforto e felicidade que tem[3], mas do que ouve e recebe de Cristo Jesus para a própria vida. Reconheça e resista á tentação, mesmo disfarçada de boas ações.


[1] Mateus 4:1-11 Mateus foi o primeiro Evangelho a ser escrito por volta de 60-65 d.C. com o objetivo de mostrar que Ele é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

[2] Mateus 6:33 Ibidem

[3] Lucas 12: 15 Então Jesus lhes disse: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”. Escrito por Lucas, um médico por volta de  59—75 dC mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?