PROTESTO CONTRA O ELETROCHOQUE

PROTESTO CONTRA O ELETROCHOQUE
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Protesto contra o Uso do Eletrochoque
  • Dia do Paraquedista

 O mau uso de um recurso médico deve ser corrigido ou tal recurso deve ser proibido? Você precisa compreender as implicações de tratamentos e remédios que tem utilidades para a saúde do paciente. Todo e qualquer remédio tem efeitos colaterais. Você precisa ter alguma noção a respeito antes de tomar alguma posição quanto a utilização dele.

Desenvolvid0 por volta de 1930, o eletrochoque, ou Eletroconvulsoterapia – ECT, é hoje em dia um método utilizado mais frequentemente no tratamento da depressão grave, sendo também usada para tratar a esquizofrenia, a mania, a catatonia, a epilepsia e a doença bipolar.  O objetivo do uso de choque nos pacientes funciona para o estímulo de atividades cerebrais diferenciadas, proporcionando uma melhora dos sintomas. A literatura médica atual confirma que a ECT é um procedimento seguro, eficaz e indolor, para o qual continuam a existir indicações precisas.  Hoje em dia o tratamento é feito com o paciente desacordado e anestesiado.[1] Antigamente, em manicômios, utilizavam o eletrochoque, até diversas vezes por dia, para controlar e até castigar os internos.  Daí surgiu o Protesto Mundial Contra o Uso do Eletrochoque.

Apesar do mau uso da saúde, da sexualidade sexo, da força, das descobertas científicas, dos recursos humanos dados pelo Criador, Deus não retirou do ser humano a capacidade de continuar utilizando, descobrindo e aprendendo. Deus protesta, mas não impede a utilização da criatividade até para o mal. Ele disse no começo da história “… agora, não haverá restrição para tudo o que eles, os homens, intentarem fazer.[2]  E para o fim adverte: Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.[3]

O devido, uso justo das descobertas para a dignidade do ser humano tem a benção divina. [4] Para aqueles que utilizam para o mal as descobertas e invenções darão contas ao Criador.

  • Essa mensagem responde à pergunta: Qual critério adequado para impedir o uso de algum recurso médico no tratamento de doenças de natureza psíquica?
  • Aplicação para sua vida: Note que o ser humano é  quem deve será julgado pela justiça humana e também divina, pelo modo como utilizou os recursos desenvolvido pela tecnologia e ciência.

[1] https://leiamaisba.com.br/2015/12/06/psiquiatria-resgata-choque-para-tratar-depressao-grave EM 18.10,2022

[2] Gênesis 11:6-9  Reação divina á construção da Torre de Babel. “E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.”

[3] Apocalipse 22:11 Escrito pelo discípulo e apóstolo João, já velho e exilado por volta de 95 d.C. encoraja os cristãos perseguidos e para firmá-los na confiança de que Deus cuidará deles.  Usando símbolos e visões, o escritor ilustra o triunfo do bem sobre o mal e a criação de uma nova terra e um novo céu.

[4] Filipenses 4:8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”  : Carta do apóstolo Paulo aos cristãos da cidade de Filipos  quando estava preso por volta de 62 d.C.  demonstra que há alegria e não orgulho na existência humana diante do que Cristo  na vida do crente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?