PUBLICIDADE DA VERDADE E DA MENTIRA
- Dia do Contato Publicitário
Está mais claro para você como é necessário verificar a exatidão das informações que você recebe? Você precisa ter a certeza se o que ouviu confere com a realidade! Como tornou-se ainda mais necessário você saber se o que está transmitindo, o que você está comunicando a outras pessoas corresponde a verdade ou não! Exagero também é mentira.
Quantas vezes você já ouviu ou já se explicou dizendo: “Mas eu pensei que fosse verdade”. O que você acreditou, o que você pensou pode ser uma simples conclusão, ou uma dedução. Mais do que nunca, você, eu, não agimos com justiça se damos publicidade a mentira. É claro que se a cada momento você publica mentiras e verdades constrói uma fama não confiável.[1]
Responda: você tem simpatia, afeto, respeito por alguém, que nega-se e encarar os erros que ela comete? Para tudo há uma explicação, seja para o bem seja para o mal. No entanto a verdade, é o fato como ele aconteceu, e não a interpretação ou justificativa. Quando você se pega justificando os erros de alguém que aprecia, dá publicidade a mentira.[2] O prejuízo é profundo por pelo menos três razões:
Primeiro você rouba do seu protegido ou protegida a oportunidade de o erro. Segundo: Você contribui para corromper a integridade dele ou dela. Terceiro: você publica a mentira, uma outra versão do fato. Essa atitude cria uma perspectiva que levará muitas pessoas ao erro. Se esse é o seu objetivo então você não é alguém em quem se pode confiar. Você merece o meu respeito, mas não contarei com você para participar de decisões sérias pois elas exigem a verdade onde erros são corrigidos. Posso até gostar de você, mas não posso exigir o que você não quer dar.
Percebe porque a verdade é central no relacionamento com o Criador e Pai? Jesus declarou que ele é a verdade de Deus, personificada e habitando entre seres humanos. Lutemos para transmitir a verdade.
- Essa mensagem responde à pergunta: Por quê esconder o erro e propagar mentira é injusto?
- Aplicação para sua vida: O discípulo de Jesus Cristo sabe do compromisso com a verdade pois Jesus disse que Ele é a verdade, o caminho e a vida.[3]
[1]Mateus 5:37 “ Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.” Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.
[2] Êxodo 20:16 “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” O nome Êxodo significa “saída”. Este livro conta como Deus livrou os israelitas de uma vida de penúrias e escravidão no Egito. Deus fez um pacto com eles e lhes deu leis para ordenar e governar sua vida.
[3] João 14:6 “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.