POBREZA PARA MUITOS FINS

POBREZA PARA MUITOS FINS
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Mundial para Erradicação da Pobreza
  • Dia do Securitário
  • Dia dos Idosos
  • Dia do Pintor

Diga-me: O que a presença dos pobres causa na sua mente, na sua alma, no seu espírito? Sim algumas pessoas se identificam com a condição do pobre criado a sua imagem e semelhança.  Outros se dispõe a ajudar os pobres no resgate na dignidade, do valor humano.

Defender os pobres e contribuir para ajuda-los é realmente uma necessidade. Essa é uma das diferenças sociais mais notável entre os seres humanos.  As propostas são as mais diversas. O que você tem feito a respeito dessa questão quando ela lhe assalta?

Jesus estava assentado com seus discípulos para uma refeição.  Então Maria, Irmã de seu discípulo Lázaro e Marta fez algo inesquecível. Ela abriu um recipiente de “nardo puro, caríssimo, ungiu os pés de Jesus, e enxugou lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento, do perfume. Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse: Por que não se vendeu este unguento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres? Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava.[1]Judas era o tesoureiro.

Hoje é comum falar da ajuda aos pobres. As motivações são diversas. Uma delas é em nome dos pobres enriquecer a si mesmo. E você precisa prestar atenção ao seu próprio coração para perceber as razões pelas quais defende os pobres.  Sabe o que Jesus respondeu? “Disse, pois, Jesus: Deixai-a; para o dia da minha sepultura guardou isto; Porque os pobres sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.”[2]

O mundo considera desperdício qualquer generosidade revelada por amor a Cristo Jesus. Em nome dos pobres querem não cuidar dos pobres, mas continuar explorando-os. Assim se enriquecem em nome dos pobres. No entanto o discípulo de Jesus precisa discernir o próprio coração quando se dispões a ajudar os pobres. Isso é necessário mas a motivação precisa ser de amor a Cristo Jesus. Deu pra entender?

  • Essa mensagem responde à pergunta: Muito se faz em nome dos pobres. Serão todos esses discursos honestos?
  • Aplicação para sua vida: Cada um de nós precisa verificar as próprias motivações quando presta ajuda aos pobres e avalia-las diante do Espirito de Cristo Jesus.



[1] João 12:7,8   Este evangelho escrito entre  80-90 d.C.    pelo apóstolo João no estilo  é reflexivo e cheio de imagens e figuras  organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. 

[2] João 12:3-6 Ibidem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?