COMPOSITOR DE UM CANTICO NOVO

COMPOSITOR DE UM CANTICO NOVO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  •  Dia do Compositor

Fiquei decepcionado ao saber que um dos meus músicos prediletos da música popular brasileira,não compunha as musicas que canta. Ele comprava a música com letra já prontos. Então percebi que ele não tinha todo o talento que eu imaginava.

As músicas tem três elementos que formam uma unidade especial: melodia, harmonia e rítimo.1 A melodia é como uma pessoa falando. A harmonia são as expressões da fala que reforçam e destacam palavras como outros instrumentos; O rítmo comunica a velocidadee atua nos batimentos do coração humano. Melodias com ritmo mais acelerado aumentam os batimentos cardíacos, o ritmo respiratório e pressão sanguínea. Pesquisadores declaram que a música com ritmo mais lento é benéfico para quem está doente2.

A música mexe com nosso corpo, agora a letra é diferente. A letra de qualquer melodia sela o recado com informações, conceitos que atingem o caráter do ser humano.

Quem tem uma bíblia já percebeu que o ivro de Salmos é o que tem mais capítulos.Não são apenas poemas, orações, mas são letras de músicas que eram cantadas nos cultos ao Deus de Israel. As melodias se perderam no tempo, mas as letras revelam os pensamentos humanos diante de Deus o Criador. No livro de Salmos você encontra 6 referências a um “Cântico novo”3. Cada dia cada situação, cada experiência pode e precisa ser refletida em um cântico novo. Seja de tristeza, seja de alegria ou louvor. Isso aprendemos no livro bíblico de Salmos.

É facil cantar músicas conhecidas com lembranças antigas, mas o desafio divino´é para você , eu cada um que caminha com Deus pela fé de Cristo Jesus cantar uma música nova. Vamos lá, componha uma melodia e letra que falem de sua caminhada com Deus pela fé de Crito Jesus. Ensine as crianças e seus amigos. Esse é um cantico novo! Você já canta suas experiencias com Deus pela fé em Crito Jesus?

 Essa mensagem responde à pergunta: Você já considerou os efeitos da música que gosta nas suas emoções e caráter?

 Aplicação para sua vida: Preste atenção a suas melodias e letras preferidas e descobrira muito de sua relação com o Evangelho de Cristo Jesus.


1  Visto em 230922 em https://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/arquivos/1201.

2  Visto em 230922 no site https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2009/06/090623_musicacoracaofn#:~:text=Melodias%20com%20ritmo%20mais%20acelerado,nos%20pacientes%2C%20segundo%20os%20pesquisadores.

3  Salmos 33:3; Salmos 40:3; Salmos 96:1; Salmos 98:1; Salmos 149:1; Salmos 144:9; O livro de Salmos é composto de cento e cinqüenta cânticos, orações e poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?