BIBLIA A CONSTITUIÇÃO DA RECONCILIAÇÃO?

BIBLIA A CONSTITUIÇÃO DA RECONCILIAÇÃO?
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.

              Dia do Comprador

•              Dia do Adolescente

Dia da Escola Bíblica

•              Dia Nacional do Teatro

Quando você le a biblia com atenção percebe que não é uma narrativa meramente religiosa. ela tem um caráter juridico. A primeira única ordem era para preservar o ser humano da morte. Não consistia em 10 mandamentos mas em apenas um. Com o primeiro ato de injustiça as consequencias se instalaram. E a cada passo Deus dava diretrizes para que ajustiça humana que se desenvolvia contasse com referências divinas através de um povo.

Com a vinda de Cristo Jesus encerrou-se aquela constituição chamada de Antigo testamento ou Velho Testamento. Por que? Porque Cristo Jesus cumpriu a antiga lei e promulgou uma nova lei, um novo testamento mais profundo que refletia fielmente o caráter divino para revelar não só o pecado mas também a justiça divina. Assim Jesus disse que não veio cancelar a antiga aliança mas cumpri-la e desse modo justificar o pecador. Quando morreu deixou um testamento, um novo testamento, uma nova referência da lei divina para pecadores. É por essa razão que ele repetiu mais de uma vez as aplicações da antiga aliança dizendo: “Ouvistes que foi dito aos antigos… : Eu, porém, vos digo que …qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela… qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério… …de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus… não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra… Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos…”1

A morte e ressurreição de Cristo Jesus estabeleceu assim a reconciliação do pecador com Deus Pai. Morreu pelo pecado e ressuscitou para justificação dos pecadores. Deste modo o testador deixou um novo testamento. A biblia não é um livro meramente religioso mas juridicamente divino. A justiça trifunfa, a graça se expalha e a santidade surge como nascer do sol para cada pecador que se reconcilia com Deus Pai pela fé de Cristo Jesus. Voce conhece a justiça divina assim?

 Essa mensagem responde à pergunta: Qual é o ensino divino, registrado na bíblia, a respeitlo da reconciliação?

 Aplicação para sua vida: Não é possivel amadurecer na fé cristão sem a prática consciente da reconciliação na presença de Cristo Jesus.


1  Mateus 5:21-44 Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?