COMPREENDER, PERDOAR E RECONCILIAR!
• Dia da Compreensão Mundial
• Dia do Transportador Rodoviário de Carga
• Dia Nacional do Portador de Deficiência Visual
Quando alguem lhe pede compreeção você entende em que consiste essa atitude? Bom quando você compreende o modo de funcionar um carro, uma máquina de lavar roupa é para você ficar a par de quais comando você precisa dar para esses ou quaiquer outros equipamentos funcionem. Cada um desses equipamentos exigem ações diferentes pois tem características diferentes.
Compreender pessoas significa utilizar o mesmo principio: apesar de precisarem comer, dormir, vestir-se, morar, atividades similares as suas, elas são diferentes. Então, compreender alguem não significa concordar com ela no modo de pensar e agir. Muitos entendem “compreender” como “desculpar”, ou “passar um pano” isso é um engano! Alias, quanto mais você compreende alguem mais descobre que não concorda com ela.
Os conflitos são inevitaveis.1 Até mesmo isso pode comprometer a reconciliação. Voce perdoa alguem mas ela não reconhece o erro. Você pode confessar seu erro e arrepender-se por ele e dispor-se até a indenizar a pessoa que feriu, mas ela se nega a perdoar.2 Sim a reconciliação está comprometida. Quando não há reconciliação surge a condição de “inimigo”. Se depois de você dar seus passos para a reconciliação o outro não tomou as atitudes que lhe são necessárias, você vive uma inimizade. alguem é inimigo de alguem.
Então o perdão só deixa a porta da reconciliação trata o outro como inimigo: se ele tiver fome lhe dá de comer, se lhe ele tem sede lhe ´da de beber, se tiver nú lhe manda roupa mas não permita que ele saiba quem o ajudou. Essas são instruções divinas para os que amam a Cristo Jesus. Você já havia considerado essas orientações?
Essa mensagem responde à pergunta: Você percebeu a diferença entre compreender e concordar?
Aplicação para sua vida: A reconciliação implica em concordar e compreender as diferenças e providencias necessárias para reatar relacionamentos crompidos.
1 Gálatas 2:11 “E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.” Paulo conta aos cristãos da Galácia como prepreendeu o apóstolo Pedro (cefas) pela sua hipocrisia diante dos judeus convertidos e os não judeus convertidos. Instruções do apóstolo Paulo aos cristãos da Galacia que desejavam buscar o favor de Deus retornando aos costumes judaicos, escrito entre 48-58 d.C.
2 Mateus 18:15-20 “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”.Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.