EM BUSCA DE SI: SOLDADO OU MERCENÁRIO!

EM BUSCA DE SI: SOLDADO OU MERCENÁRIO!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.

 Dia da Careta

 Dia do Soldado

 Dia do Feirante

 Dia do Catequista

Quando você vier a São Paulo, verá no centro da Praça Princesa Isabel a estátua do Duque de Caxias, Luís Alves de Lima e Silva. Aos 39 anos já era Marechal-de-Campo. Foi um dos mais importantes militares e estadistas da história do Brasil. Nascido em 1803, o dia do seu nascimento é conhecido, no Brasil como Dia do Soldado. Agora vou lhe dizer uma coisa: até hoje, ainda não encontrei um monumento aos mercenários. Sim há o monumento aos “Soldado Desconhecido” Será que você identifica o soldado desconhecido1 com o mercenário?

Tanto o soldado quanto o mercenário contam com treinamento, armamentos, estratégia. A grande diferença está na motivação, no propósito de cada um. Os dois são impulsionados pelo amor. Um luta por amor aos valores de sua pátria, sua família. O outro luta por amor ao dinheiro. Ele não tem vínculos afetivos pela causa que defende.

Estou lhe dizendo isso para que você não se surpreenda quando enfrentar dificuldades, financeiras, morais, sobrenaturais e descobrir que tem pouco compromisso com a justiça.2 Alias são mas batalhas que se revelam as motivações humanas. Enquanto o mercenário cumpre apenas o que seu contrato estipulou, o soldado vai além do dever, do contrato, do interesse. Por esta razão um famoso estímulo aos cristãos diz assim: “Suporte comigo os meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus.3

O jovem que recebeu essa orientação era o pastor de uma comunidade na igreja cristã primitiva. Quem lhe deu essa orientação era o fariseu convertido a Cristo chamado Saulo de Tarso. Quem segue a Jesus está envolvido em um relacionamento com Deus e Pai e não apenas com alguma ideologia religiosa. Quem segue a Jesus é motivado por amor a Quem o convocou. É o amor ao Senhor Jesus que nos torna bons soldados. Sem este vínculo e relacionamento, só existem mercenários!

Essa mensagem responde à pergunta: Avaliando suas motivações para a fé cristã em qual categoria você se encontra?

 Aplicação para sua vida: Aquele que reconheceram a falta de dedicação ao Senhor Jesus clamaram: Senhor Jesus tem misericórdia de mim” e foram justificados.4


1  Hebreus 11:35-38 “As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.

2  Mateus 5:6 “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;” Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

3  2 Timóteo 2:4,5 “Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente”

4  Lucas 18:13,14 “O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?