QUEM É O RELIGIOSO!
Dia do Religioso
Dia Mundial do Folclore
Dia do Supervisor Educacional
Quem você conhece que é um exemplo de praticante fiel da religião? Pense bem! Confirme comigo se falamos de alguém com as seguintes caraterísticas.
O religioso tem uma prática exemplar. Procura cumprir os rituais, seguir os princípios de sua fé. Sua segurança está em sua fidelidade no que proclama com a vida.1 Carrega seus símbolos e cerimonias com coragem, mesmo diante das críticas.
De sua boca você ouve a confirmação do que pode observar de sua vida. Não deixa de ser um exemplo.
Os religiosos têm disposição de oferecer sacrifícios pelo que acredita. Sua firmeza chega a ser comparada com fanatismo, ou com uma cegueira diante da realidade.
Se prestar atenção a esta definição você percebe que toda e qualquer pessoa tem a prática de sua “religião”. A diferença está na natureza da divindade.2 Até mesmo o ateu é alguém religioso pela fé, pela certeza que tem. A fama, o dinheiro, o poder se constitui em poderes religiosos. E nesses tempos de perturbação política, como expressão de poder, a religião se revela como fonte das pautas das mais diversas correntes políticas.
O maior desafio para a fé cristã no século 21 é a religião que fala de perdão, mas sem necessidade de arrependimento. Uma salvação, uma reconciliação com um Deus único e de verdade, mas sem regeneração de natureza transcendente. Uma devoção que dispensa a verdade e abraça apenas vantagens pessoais. Por isso a pauta política não se interessa pelo valor do ser humano como imagem e semelhança de um Deus criador. E então se cultua um céu e se exclui o inferno. Trata-se então de um outro evangelho.
É fundamental que você cuide para não sofrer o engano. O uso de palavras próprias da fé cristã, mas sem o conteúdo e caráter divinos revelados na pessoa e obra, ética e pauta de Cristo Jesus é mentira.3 O verdadeiro evangelho é confirmado pelo Espirito de Verdade, amor e justiça divinos. Vamos, reavalie sua religiosidade.
● Esta mensagem responde á pergunta: O que significar ser religioso na verdade divina?
● Aplicação para a sua vida: Não se deixe enganar com a mera prática religiosa, mas cultive o relacionamento com o Deus vivo pela fé de Cristo Jesus.
1 Lucas 18:12 “Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.” (religioso orando no templo) Leia toda a passagem do verso 10-14 Escrito por Lucas, um médico por volta de 59—75 d.C. mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.
2 Romanos 2:14,15 “Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;” Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.
3 Mateus 7:21”Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.