CARIDADE ANONIMA PUBLÍCA?

CARIDADE ANONIMA PUBLÍCA?
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Da Caridade
  • Dia Nacional Do Futebol

Pense comigo, agora, a respeito da “caridade”! Na cultura brasileira há uma solidariedade com os que passam por tragédias causadas por enchentes, doenças e necessidades. A caridade é conhecida pela atitude de ajudar alguém buscando somente o bem do outro. O desafio dessa atitude está na motivação humana. Uns acreditam que “A caridade deve ser anônima, do contrário é vaidade.” Outros  podem ter lido o provérbio bíblico que diz;  que o Criador pagará com juros largamente vantajosos quem pratica a caridade.[1]  

No entanto Jesus afirmou: Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola, sua caridade, fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.[2]

Imagine você ajudando pessoas sem que ninguém mais saiba a não ser nosso próprio Deus e Pai! E talvez, em alguns casos nem quem recebeu a ajuda saberá de onde veio o socorro. A caridade, essa expressão de amor, quando é anônima não dá lugar a vaidade pessoal. Esse é um alvo que o cristão maduros já busca. Recebeu de Deus Pai tantas promessas que o habilita a participar da natureza divina.[3]

Jesus expõe a razão básica para que nossas ações sejam conhecidas apenas pelo nosso Deus e Pai pois são feita para Ele, como um culto ao amor que tem ao ser humano em geral e aos seus filhos em particular. Essa atitude com tal motivação, realmente revela como a pessoa e obra de Cristo Jesus está entronizada na natureza humana.

Você percebe como a caridade e o amor, esse compromisso com o bem do outro revela  o lugar do egocentrismo humano  profundamente arraigado na alma humana?  Resta então pedir ao Espirito de Deus que sonde o seu coração e o purifique. Assim suas motivações reveladas e corrigidas diante de Deus são purificadas. Aleluia!

  • Essa mensagem responde à pergunta: Qual o desafio que a caridade faz ao coração humano?
  • Aplicação para sua vida: Verifique sua motivação ao praticar não apenas a caridade mas também a participação em um culto a Deus pela fé de Cristo Jesus. Apresente sua motivação diante de Deus seja ela qual for. Aceite, receba a correção.

[1] Provérbios 19:17 Nova Versão Internacional “Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará.” Escrito por volta do século X e século VII a.C.  aproximadamente 700 A.C. conhecido pela sabedoria que começa com Deus é a base para muitas exortações práticas das epístolas no Novo Testamento.

[2] Mateus 6:3-4 Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

[3] 2 Pedro 1:3-4 “Seu divino poder nos concedeu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por intermédio do pleno conhecimento daquele que nos convocou para a sua própria glória e virtude, 4pelas quais nos tem outorgado suas preciosas e grandiosas promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.” Apóstolo Pedro está escrevendo esta segunda epístola uns seis anos depois da primeira. Pedro está sabendo que logo virá a sua morte (1.14) que aconteceu mesmo uns dois anos depois em 66 d.C. (Baxter) Tema:” Lembre Bem para não Cair” Tempo: 66 d.C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?