SUA LIBERDADE DE PENSAR E… FALAR

SUA LIBERDADE DE PENSAR E… FALAR
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia da Liberdade de Pensamento
  • Dia do Propagandista de Laboratório

“Cala sua boca!” Já recebeu essa ordem? Você já deu essa ordem? Lembra-se do que estava em questão? Os pensamentos! Falar é um dos meios de expressar seus pensamentos. Suas atitudes também expressam seus pensamentos. A palavra, no entanto, é a expressão mais sensível do pensamento. A palavra geralmente surge antes das ações. Então quando se menciona a liberdade de pensamento e também se inclui aí a liberdade de falar, de expressar de tornar público o pensamento.

Na minha juventude havia uma resposta para quem ordenasse a outro o “cala sua boca”. Então quem recebia a ordem respondia: “Cala boca, já morreu, quem manda na minha boca sou eu.” O que  isso significava? A liberdade de expressar o pensamento. Calar a boca é impedir que o pensamento seja expresso, seja conhecido.

Quando você recebe informações começa a pensar. Sim, você pode pensar, tirar conclusões, lidar com as sensações que as informações lhe fornecem. Seu caráter, seus valores morais, políticos, religiosos, econômicos provocam muitos sentimentos, diversos sentimentos sejam de alegoria ou de medo, de entusiasmo ou de ira.

Você já notou que o próprio Criador o Deus e Pai de Cristo Jesus não tira a sua liberdade de pensar? Seja a favor dÊle seja contra Ele.[1]  Ele sempre dá um tempo para que o arrependimento aconteça.[2] O diabo, por exemplo, tem liberdade de expressar os próprios pensamentos de rebelião contra Deus. Suas mentiras, suas calúnias. Seus enganoso transitam pelas mentes de todo ser humano. Assim também Deus e sua palavra devem ser conhecidos pelo ser humano pois cada um dará contas do que disse, do que pensou, do que fez, do que escolheu.

Liberdade de pensar implica em escolher as consequências[3]. Não é possível escolher e pensar como desejar, escapando das consequências dos próprios atos. Esta é a razão porque o evangelho começa com o seguinte apelo: Arrependa-se, mude, volte-se para Deus Pai pela fé obediente de Cristo Jesus.

  • Essa mensagem responde à pergunta: Qual a relação do pensamento com a palavra falada?
  • Aplicação para sua vida: Sua liberdade de pensamento e expressão também implica em responsabilidade pessoal pelo que disse. Tenha cuidado com o que diz.

[1] Gênesis 6:1-5 “E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos. Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama. E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.”

[2] Gênesis 11:6 “… e o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos tem a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer”.

[3] Mateus 12:36 Jesus revela: “Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?