PERCEBA A DIFERENÇA ENTRE O HOSPITAL E A IGREJA
- Dia Do Bombeiro Brasileiro
- Dia Do Hospital
J |
Já prestou atenção no relacionamento humano dentro de um hospital e dentro de uma igreja?
É claro que o hospital acontece em um lugar, mas é o tipo de relacionamento que ocorre ali que o torna, efetivamente, um hospital. No meio de uma guerra há barracas aparelhadas para servirem como hospital. No entanto o relacionamento entre o corpo médico e os pacientes tem características de ajuda e apoio para aos doentes.
Na narrativa bíblica está registrado como Deus de Israel ordenou o tratamento para os doentes e o sacerdote dava o diagnóstico.[1] Os doentes com doenças contagiosas eram separados do convívio social e familiar. O hospital é um local onde há muitos doentes separados do convívio social e familiar porque ali há tratamento para restaurar a saúde. O hospital é um local de esperança, mesmo em meio à dor e à morte.
A igreja de Cristo Jesus está mais para uma família não para um hospital. A igreja é formada por pessoas que receberam todo o suprimento divino para enfrentar os desafios da vida. O ensino e prática das orientações mencionadas por Cristo Jesus e inspirada pelo Espirito Santo definem as esferas de atuação na família.[2]
Os pecados em sua variedade recebem o devido tratamento em comunidade e pessoalmente. Apesar de Jesus declarar-se médico para os enfermos, a igreja não é um hospital, mas uma família com o cuidado mútuo. Nessa convivência há educação, correção, consolo, incentivo em educação, amor, justiça. Esse processo é conhecido como santificação. Esse processo desenvolve-se na comunhão cristã.
Entenda: igreja não é como um hospital e hospital não é como uma igreja. No relacionamento médico há cura para corpo e alma, mas no outro há vivencia divina para lidar com o corpo alma e espírito.
[1] Levíticos 13 Leia todo o capítulo para compreender como eram atendidas dentro do povo de Israel. O nome do livro se deriva do nome de uma das doze tribos de Israel. O livro registra todas as leis e regulamentos a respeito de rituais e cerimônias.
Última carta escrita pelo apóstolo Paulo. Desafia jovem pastor Timóteo em como orientar as igrejas daqueles dia, .por volta de 63-64 d.C.