COOPERATIVA OU IGREJA?
- Dia Internacional das Cooperativas
- Dia Internacional da Arquitetura
• Dia da Comunidade Madeirense
- Dia Da Cidadania
- Dia da vacina BCG
Notou quantas referências bíblicas são utilizadas para justificar pautas políticas, religiosas e econômicas?. Uma cooperativa e uma igreja local se apoiam na liberdade de cada participante escolher participar ou não. A cooperativa e a igreja investem em projetos economicamente viáveis, ambientalmente corretos e socialmente justos não apenas para associados ou membros mas para toda a sociedade. No entanto toda semelhança termina aqui.
O objetivo de uma cooperativa é unir pessoas em torno de um mesmo objetivo para que todos os participantes prosperem juntos com desafios e resultados compartilhados. Trata-se de uma organização onde todos são donos do próprio negócio, e a prioridade são as pessoas, e não o lucro. Interessante, não é?
Agora a Igreja é constituída pelas pessoas que Deus convida, convoca e reúne, de todos os confins da Terra, para constituir uma assembleia. São pessoas que recebem, pela fé de Cristo Jesus, todo o suprimento de Cristo Jesus divino para participar da natureza divina. [1] Por esta razão lidam com o próprio pecado em relacionamento íntimo com Deus Pai o Criador.
Contribuir com dinheiro ou algum outro meio é fundamental na cooperativa e obrigatória para manter as operações da instituição e os seus serviços aos cooperados. Isso inclui os cursos e apoio para o desenvolvimento da participação cooperativa.
Na igreja a participação econômica é apenas uma fração pequena da prática fraterna. A base da Igreja é o Espirito Santo. Ele não apenas convence do pecado, mas do perdão, da justificação divina. Ele regenera o vínculo com Deus através da pessoa e obra de Cristo Jesus, mas marca o pecador perdoado com filiação divina. Dá acesso ao pecador perdoado a herança cristã com intimidade a herança do filho de Deus. São com tais recursos que a igreja de Cristo Jesus atua nesse planeta ou onde quer que viva um ser humano.
Preste atenção para não tratar a cooperativismo como igreja e nem a igreja como se fosse uma cooperativa.
- Esta mensagem responde a pergunta: Qual a utilidade da cooperativa?
- Aplicação para sua vida: Verifique se há em você a efetiva disposição voluntária de cooperar com ações que dignifiquem as pessoas e promovam a justiça social.
[1] 2 Pedro 1: 3-5 “Seu divino poder nos concedeu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por intermédio do pleno conhecimento daquele que nos convocou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos tem outorgado suas preciosas e grandiosas promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo. Por isso mesmo, aplicando todo o vosso esforço, acrescentai a virtude à vossa fé e o conhecimento à virtude, …” Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.