CUIDADO COM A CUMPLICIDADE!

CUIDADO COM A CUMPLICIDADE!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  •  Dia do Revendedor

Posso lhe dar um alerta? Preste atenção! Você tem de tomar cuidado com o uso de seu dinheiro, de suas palavras, de seus julgamentos e de sua conduta. Pra quê? Para se livrar do sério pecado da cumplicidade. Nenhum desses seus recursos deve ficar a serviço do mal.

Diante da justiça de Deus, não importa que você não tenha cometido pessoalmente o crime. Você é culpado se de algum modo contribuiu para a realização do crime. O assunto é sério e você precisa tomar cuidado.1

A respeito dessa conexão criminosa, há dois relatos muito parecidos nas Escrituras Sagradas. A primeira aconteceu cerca de 1.150 anos a. C. e está no Velho Testamento. A outra aconteceu por volta do ano 33 d. C. e está no Novo Testamento. Na primeira, diz-se que os cidadãos de Siquem deram 800 gramas de prata, tiradas do templo de Baal-Berite, para Abimeleque, filho bastardo de Gideão. Com esses recursos, Abimeleque, alugou uma turma de mercenários, com os quais matou todos os setenta filhos de Gideão, exceto o caçula, que conseguiu fugir2. Na segunda, lê-se que os sacerdotes retiraram do gazofilácio 30 moedas de prata e as entregaram a Judas pra que ele traísse o Senhor Jesus3.

Não foram os homens de Siquém que mataram os irmãos por parte de pai de Abimeleque, nem foram os sacerdotes do templo de Jerusalém que mataram o Senhor Jesus. Todavia, os dois grupos contribuíram para que esses crimes acontecessem. Isso é cumplicidade, pecado não menos grave que tirar a vida de alguém com as próprias mãos. A Bíblia diz categoricamente: “Não tome parte nos pecados dos outros”4.

Você precisa ir muito além de não cometer o mal. Deus exige que você dificulte o mal, torne-se um obstáculo para a prática do mal, seja um opositor do mal. Ouça o que diz o Espirito Santo através do apóstolo Paulo: “Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz”5.

Agora, se você a pergunta: Você presta atenção nas ajudas que dá para não se tornar cumplice d e crimes?

Aplicação para sua vida: Esse é um dos desafios da vida cristã, da vida cidadã. Não facilitar o trânsito do crime á sua volta, promover a justiça na medida de suas possibilidades. Você tem prontidão para isso?


1  Esta mensagem foi extraída do livro “Em Letras Grandes”, de autoria do Pastor Elbén Lenz César, diretor presidente da editora Ultimato. Acesse www.ultimato.com.br e conheça a editora

2 Juízes 9.4,5

3  Mateus 26.14-16

4  1 Timóteo 5.22, BLH – Bíblia na Linguagem de Hoje

5   Efésios 5.11, NVI Nova Versão Internacional da Bíblia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?