OS “SOLAS” DA VIDA CRISTÃ
- Dia do Solista
Quem ouve uma orquestra logo percebe um solista em um breve momento da execução. A orquestra para e só ele é visto e ouvido. Seja cantando ou tocando. O solista não pode se esconder, naquele momento. Ele está só. Todos tem atenção nele, no seu desempenho do trecho musical que executa. Por isso todo o seu treino e preparação para aquele momento é especial.
A vida religiosa que se orientava pela pessoa e obra de Cristo Jesus era executada por mais de um mil e quinhentos anos. Surgiram muitos instrumentos e variantes na melodia da graça de Deus que já não se sabia qual era o solista. Então Cristo retomou a condução do evangelho e destacou 5 solos. Sim, cinco verdades que precisavam de realce, destaque para a melodia divina do Evangelho. A primeira a destacar-se foi a GRAÇA divina.[1] O favor divino para o pecador. A seguir o solo da FÉ. A confiança na obra de Deus e não no merecimento humano. A seguir o solo da pessoa e obra de CRISTO JESUS.[2] O evangelho se apoia no que Cristo Jesus fez e em quem ele é. Outro solo foi das ESCRITURAS.[3] O que Deus inspirou e seres humanos escreveram e separaram para registro do Evangelho divino desde Gênesis a Apocalipse. E por fim, por objetivo de tudo o solo majestoso da GLÓRIA DE DEUS.[4] Esses cinco solos , são conhecidos pelas expressões latinas: Sola Gratia, Sola Fide, Solus Cristo, Sola Scriptura e Soli Deos Gloria
A palavra “solo” vem da língua italiana e significa “sozinho”, “a sós”. O Evangelho de Cristo Jesus orienta-se por essas cinco “solas”. Sua fé cristã apoia-se somente na graça divina, apenas na fé depositada na pessoa de Cristo Jesus, de acordo com a narrativa das sagradas Escrituras com o exclusivo objetivo de dar glórias a Deus? Aleluia!
- Essa mensagem responde a pergunta: Você é capaz de reconhecer algum solo musical ou artístico em uma execução musical?
- Aplicação para sua vida: Use como referência de discernimento do que ouve do evangelho se esses cinco elementos “solos” estão presentes.
[1] Romanos 3:23,25 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua GRAÇA, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela FÉ no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus. “ Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.
[2]João 5:21-23 “Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer.
E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.”
[3] 1 Coríntios 15:3 “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras…” Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo d.C. responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.
[4] Romanos 16:27 “Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre”