A ROSA DAS VIRTUDES DA MARINHA
- Dia da Marinha Brasileira
- Dia do Educador Sanitário
Eu lhe apresento. a Rosa das Virtudes da marinha brasileira. Note a semelhança com a prática da fé cristã.
“Abnegação” É negar a si para se colocar a serviço dos outros. “Cooperação” faz a eficiência da Marinha. “Coragem” é a força de quem ama a vida, é feliz, e se disponha a morrer por uma causa nobre. “Decisão” é a capacidade de escolher e a qualidade que mais aumenta o respeito e confiança dos subordinados. “Disciplina” é indispensável ao Organismo Militar, ou a qualquer outro que reúna indivíduos em unidade sólida e eficaz. “Espírito de sacrifício˜ é a disposição íntima e voluntária de oferecer, os próprios interesses, comodidades, vida, tudo, pelo cumprimento do dever.
“Espírito militar” é a qualidade que impulsiona o militar a cumprir com natural interesse, dentro da ética, os deveres e obrigações do serviço, com disciplina e lealdade. “Fidelidade” é ser honesto, ter firmeza para opinar e agir sempre pelo bem, mesmo, contrariando as conveniências pessoais. “Fogo Sagrado” é a paixão, a fé, o entusiasmo com que o militar se dedica à sua carreira. “Honra” é a força e o sentimento que leva a pessoa a praticar o Bem, a Justiça e a Moral. “Iniciativa” É uma manifestação de inteligência, imaginação, atividade, saber e dedicação ao serviço. “Lealdade” é o verdadeiro, espontâneo e incansável devotamento a uma causa, a sincera obediência à autoridade dos superiores e o respeito a dignidade alheia.
“Ordem” é dedicação, que economiza o tempo, é previdência, que conserva. e orienta o espírito, promove segurança, pois resguardar e alinha devidamente o que será utilizado no futuro. “Patriotismo” É a trama de afetos sendo tecida em suas almas ao redor do solo querido ao ouvir o Hino Nacional e ver desfraldada a Bandeira de sua Pátria. “Tenacidade” é a perseverança, para bem conhecer tudo referente aos aspectos essenciais da profissão. “Zelo” é virtude e consequência direta do “amor próprio”, do amor à Marinha e à Nação.
Atente para. essas 16 virtudes e compare com os frutos do Espirito de Deus no íntimo dos discípulos de Cristo Jesus.[1]
- Essa mensagem responde a pergunta: O que a Rosa das Virtudes” da Maria Brasileira tem a ver com a fé Cristã?
- Aplicação para sua vida: Se os militares dessa vida cultivam tais diretrizes muito mais os que estão alistados ao Exercito do Senhor Jesus, esse exercito de reconciliados com Deus Pai.
[1] Gálatas 5:22-25: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.” Instruções do apóstolo Paulo aos cristãos da Galácia que desejavam buscar o favor de Deus retornando aos costumes judaicos, escrito entre 48-58 d.C.