QUANDO DEUS FALA NA COZINHA!

QUANDO DEUS FALA NA COZINHA!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Campo
  • Dia da Cavalaria
  • Dia da Cozinheira

Minha esposa, vivia insatisfeita com a função de dona de casa. Lavar, passar, cozinhar eram tarefas que ela desempenhava com dedicação mas seu coração estava frustrado. Então ao contar isso para uma experiente irmã na fé, ouviu o seguinte conselho: “Aproveite para conversar com o Senhor a respeito dos assuntos da família enquanto lava a louça. A cozinha é também um lugar onde o Senhor conversa conosco.”

Quando lemos a Bíblia ouvimos Deus dar instruções a respeito da comida apresentada a ele como oferta. Por isso até um homem comum, teve a confirmação da presença de Deus nas suas futuras batalhas, depois que cozinhou para um anjo do Senhor Deus de Israel.[1]. Outros revelavam sua rebelião e corrupção espiritual exatamente na maneira de se portar na cozinha escolhendo as melhores carnes por serem parentes do sumo sacerdote.[2]

Deus ilustra as profecias de disciplina sobres eu povo orgulhoso dos pecados e do templo. O Deus de Israel utilizou da preparação de uma refeição para falar ao seu povo rebelde. Note como Deus comunica-se com seu povo em situações, momentos e lugares variado como a cozinha, com  panelas, em meio a preparação de uma refeição.[3] E quando alguém errou no tempero da refeição de uns seminaristas e envenenou a comida, Deus interferiu poderosamente para eliminar a “morte na panela”.[4] Por isso a oração antes da refeição é uma expressão de ação de graças pelo que foi feito para se comer. A pessoa e tarefa de cozinhar não é trabalho menos digno entre as atividades humanas.

Deus reconhece a necessidade humana de comer. Ele nos fez assim. No entanto  a existência humana nunca dependerá apenas do comer e beber para alimentar sua vida biológica, seu corpo. O ser humano vive também  da sua intimidade com Deus Pai pela fé de Cristo Jesus. Você já descobriu essa realidade?

  • Esta mensagem responde à pergunta: Você sabe o que Deus já revelou enquanto alguém prepara uma refeição?
  • Aplicação para a sua vida: Louve ao Deus e Pai de Cristo Jesus, capaz de falar mesmo em meio a atividades tão corriqueiras, mas essenciais para a alimentação da vida humana.

[1] Juízes 6:11-23 Leia todo esse trecho da convocação de Gideão para liderar o exercito de seu povo contra os opressores. : Os israelitas constantemente desobedeciam a Deus e caíam nas mãos de países opressores. Deus constituiu juízes para livrá-los da opressão.

[2] Samuel 2:12-17 Samuel (930 a.C.)foi o líder (último juiz) de Israel  guiou o povo na transição para a monarquia  iniciada com Saul e sucedido por Davi. Livro leva seu nome mas  contou com profetas     Natã   e Gade veja 1  Crônicas 29:29. 

[3] Ezequiel 24:3-6  A mensagem de Ezequiel foi dada aos judeus cativos na Babilônia (592-570). Ezequiel usou histórias e parábolas para falar do juízo, da esperança e da restauração de Israel.

[4] 2 Reis 4:40 “Assim deram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela. Não puderam comer.” Israel foi conquistada pela Assíria em 721 a.C. Judá, pela Babilônia, em 586 a.C. Estes acontecimentos foram considerados como um castigo ao povo pela desobediência às leis de Deus. 2 Reis todo o capítulo 5. Livro do Antigo Testamento de autor desconhecido acredita-se que viveu depois da queda da tribo de Judá  e viveu na primeira metade do século sexto a.C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?