IMPRENSA E A INTERPRETAÇÃO DAS NOTÍCIAS
- Dia da Liberdade de Imprensa
Na antiguidade todo anuncio de interesse público, comunitário era feito pelos arautos, os proclamadores. A imprensa veio depois para registrar as leis, as orientações das mais diversas. A escrita exige um povo alfabetizado, que sabe ler, entender e aplicar o que leu.
Você sabe já percebeu que qualquer informação precisa ser compreendida, interpretada e vivenciada por quem a recebe. Sem esse processo a escrita perde sua função. A escrita como as informações verbais sempre foram alvos de controvérsias ainda maiores.
No Éden Deus deixou uma ordem bem clara e verbal para o primeiro homem. “De todas as arvores do Jardim você pode comer, somente da arvore do conhecimento da arvore do bem e do mal não comeras. O dia em que dela comer certamente morrerá”. Isso está claro, não é? No entanto surgiu alguém dizendo para a mulher: “Sabe porque Deus não quer que você prove do fruto. Ele sabe que no dia em que comerem serão como Ele.” Vendo que a arvore era bonita e o fruto dava entendimento, a mulher e o seu marido seguiram a lógica enganosa. Ao comer juntamente com seu marido provou da morte.[1]
A rejeição da ordem divina, a rebelião contra o conselho do Criador foi consciente, foi proposital. A liberdade para escolher, diante da informação correta é a decisão de cada ser humano. Crer e obedecer ou não o que Deus diz através de Cristo Jesus.
Desde a antiguidade Deus Pai ordena que suas promessas e diretrizes sejam divulgadas. De tal modo que até mesmo quem está apressado, correndo tenha condições de ler, entender e… viver.[2]
Também Cristo Jesus ordenou que cada um de seus discípulos percorra cada povoado e comunique por palavra, pela imprensa, por cada meio de comunicação o seu recado, o evangelho[3]. Por isso o Criador faz uso da liberdade de imprensa para que cada um escolha o que quer entender.
- Esta mensagem responde a pergunta: Por qual razão a imprensa precisa de liberdade para informar e registrar os fatos?
- Aplicação para sua vida: Educando o povo na justiça a liberdade de imprensa cumpre sua função na proclamação da verdade.
[1] Gênesis 3:6 e seguintes “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela” : Neste primeiro livro da Bíblia é narrada a criação, a relação de Deus com o homem e da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes.
[2] Habacuque 2:2 Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo.” Este livro apresenta um diálogo entre Deus e Habacuque sobre a justiça e o sofrimento. Data aproximada entre 700 e 300 a.C. Ele está perturbado pela impiedade de Judá, povo do sul de Israel.
[3] Marcos 16:15 “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Os (Pais da igreja) fundadores da Igreja declaram que o Evangelho de Marcos foi escrito depois da morte de Pedro, que aconteceu durante as perseguições do Imperador Nero. A maior parte das evidências sustenta uma data entre 65 e 70 d.C. .