CRIANÇA, A BIRRA E VOCÊ!
- Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão
- Dia do Engenheiro Agrimensor
Eram seis e meia da manhã e eu já ouvia a algazarra das crianças que esperavam o ônibus da prefeitura para irem à escola de educação infantil. Então ouvi o ronco do motor do ônibus que chegava e minutos depois uma criança gritava desesperadamente. Ela não queria embarcar e ir à escola. Sua mãe incentivava, a “tia” consolava, mas ela gritava ainda mais.
Muito do escândalo que a criança faz é para tornar público que não quer, que não aprova essa mudança na sua vida. São as primeiras contrariedades na escola, no supermercado, nas festas enfim, na vida.
Como avaliar se essa situação caracteriza alguma agressão á criança ou oportunidade de prepara-la para a vida? Cada criança precisa ser treinada, desde cedo que o “não” é normal durante a convivência em sociedade e na vida. Os pais precisam discernir se a gritaria é a reação desesperada à frustração ou um instrumento para intimidar adultos e livra-la do novo desafio para a maturidade[1].
Também ouvi da mãe que esperava ansiosa a reação do filho no primeiro dia de aula. Para sua surpresa ele entrou rapidamente. Nem olhou para trás. Então foi ela que percebeu seu apego ao filho depois de todos aqueles meses juntos.
Você como aquela criança enfrenta situações desafiadoras. Pode achar que é uma violência divina contra você. Agora se iniciou a caminhada de confiança no Pai, pela fé de Cristo Jesus, seu coração se aprenderá a confiar no Salvador e Senhor que Deus lhe deu. Atravessar as dificuldades da vida lhe fará crescer no amor do Pai. Essa é a promessa de Jesus para quem confia nele: “Estarei com vocês todos os dias até mesmo quando esse tempo acabar.” [2] Cada situação contribui para o bem daqueles que amam a Deus Pai, dos que atenderam o Seu chamado.[3]
- Resposta a pergunta: Qual seu compromisso ao encarar crianças que relutam em enfrentar os desafios da vida?
- Tarefa para hoje: Amadureça assim no seu relacionamento com Deus Pai. Exercite então, a cada oportunidade, o seu discernimento no relacionamento com cada ser humano..
[1] Provérbios 29:15 15 A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe. Escrito por volta do século X e século VII a.C. aproximadamente 700 A.C .conhecido pela sabedoria que começa com Deus é a base para muitas exortações práticas das epístolas no Novo Testamento.
[2] Mateus 28:20 Evangelho de Jesus descrito pelo discípulo Mateus foi ser escrito por volta de 60-65 d.C. Encontra-se no início do Novo Testamento. É o único que procura mostrar que Jesus é o Messias, o Cristo, esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.
[3] Romanos 8:28 “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.